BRASIL
Hoje é Dia: semana celebra 45 anos da Rádio Nacional da Amazônia
BRASIL
O Hoje é Dia, da semana entre 28 de agosto a 3 de setembro, é marcado por comemorações nas rádios da EBC.
Há 45 anos, no dia 28 de agosto de 1977, a Rádio Nacional da Amazônia surgia para levar informação para áreas rurais, ribeirinhas e fronteiriças onde outros veículos de comunicação alcançam.
Confira reportagem sobre a importância social da emissora para a região amazônica.
A emissora tem o papel de integrar a região amazônica às outras regiões do país por meio da informação, além de servir como ponto de encontro e transmitir recados dos ouvintes. Em 45 anos, a rádio coleciona histórias de reencontros entre famílias.
O programa Repórter Nacional detalha a história da Nacional da Amazônia.
Veja, também, um episódio do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, sobre a realidade vivida por vários ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia.
Outro aniversariante da semana é o No Mundo da Bola, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que completa 75 anos nesta quinta-feira (1). O programa apresentado por André Marques é um dos mais tradicionais do rádio esportivo brasileiro e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 17h.
Visibilidade lésbica
Segunda-feira (29) é uma data marcante para o L da sigla LGBT. Neste dia, é comemorado o Dia da Visibilidade Lésbica, data que surgiu durante o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE) em 1997 no Rio de Janeiro. No SENALE, mulheres homossexuais foram pioneiras no debate sobre temas como sexualidade, saúde, violência de gênero e questões importantes para o movimento lésbico.
O Dia da Visibilidade Lésbica é uma data para refletir sobre as conquistas e os desafios da comunidade. A lesbofobia está ainda atrelada ao machismo, que corrobora para representações distorcidas dessas mulheres, seja na construção de estereótipos ou na representação desses personagens estereotipados na literatura, cinema e em outras mídias. O programa Estação Plural, que foi ao ar até 2018 na TV Brasil, celebra a data com a discussão sobre a importância do protagonismo lésbico na produção cultural.
O programa também falou sobre a data com participação da jornalista e escritora Milly Lacombe. Confira o programa completo:
25 anos da morte da Princesa Diana
Na quarta-feira (31), completam-se 25 anos da morte da filantropa e aristocrata Princesa Diana de Gales. Lady Di, como era chamada, morreu em um acidente de carro aos 36 anos, tragédia que comoveu o mundo inteiro e deixou o povo britânico em luto, como explica reportagem da Agência Brasil.
Diana foi casada com Príncipe Charles, filho da Rainha Elizabeth II, com quem teve William, terceiro na linha de sucessão ao trono, e Harry. Mesmo com o divórcio, Diana continuou sendo um importante elo entre a monarquia e o povo, liderou campanhas em benefício de portadores do vírus HIV e de vítimas de minas terrestres, além de ser responsável por romper tradições e modernizar a coroa do Reino Unido. O Repórter Brasil conta a história da Princesa que foi ícone mundial na década de 90.
Bicentenário da Independência
A poucos dias da comemoração de 200 anos da independência do Brasil, o Hoje é Dia lembra a assinatura do Decreto da Independência do Brasil por Maria Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, em 2 de setembro de 1822. Reportagem da Agência Brasil retrata a história desses dois personagens envolvidos na proclamação.
Durante o período que antecede a comemoração do bicentenário, veículos da EBC fazem programação especial sobre a data comemorativa. Confira os conteúdos especiais da TV Brasil e da Agência Brasil.
* Estagiária sob supervisão de Alessandra Esteves.
Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:
Morte do nobre francês Luís Filipe Maria Fernando Gastão, o Conde d’Eu (100 anos)
Nascimento da atriz paulista Jacira Sampaio (100 anos) – conhecida pela personagem Tia Nastácia, do programa infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo
Nascimento do ator paulistano Raul Cortez (90 anos)
Nascimento do cantor e compositor mineiro Renato Andrade (90 anos)
Dia do Gamer
Dia do Avicultor
Morte da atriz sueca Ingrid Bergman (40 anos)
Reed Hastings e Marc Randolph lançam o site de filmes e séries Netflix (25 anos) – atualmente uma das principais plataformas de streaming do mundo
Dia Nacional de Combate ao Fumo – comemoração do Brasil, que foi instituída pela Lei Nº 7.488 de 11 de junho de 1986
Dia Nacional da Visibilidade Lésbica – foi instituída no Brasil pelo 1º SENALE (Seminário Nacional de Lésbicas), ocorrido em 1996 na cidade do Rio de Janeiro, com debates sobre sexualidade, saúde, violência, entre outras questões relacionadas com o direito inalienável de uma mulher amar outra mulher
Dia Mundial Contra Testes Nucleares – data reconhecida pela ONU marca o dia em que se encerrou um dos maiores locais de ensaios nucleares do mundo: o Semipalatinsk, no Cazaquistão
Nascimento do cantor mineiro Márcio Greyck (75 anos) – um dos artistas que mais atuou em programas de TV, apresentou o seu próprio programa (“O mundo é dos jovens”) na extinta TV Tupi de São Paulo, e participou de festivais internacionais
Nascimento do poeta e jornalista ludivicense Armando Vieira da Silva (135 anos)
Nascimento da atriz estadunidense Cameron Diaz (50 anos)
Nascimento da escritora inglesa Mary Shelley (225 anos) – autora do romance Frankenstein
Dia Internacional das Nações Unidas para as Vítimas de Desaparecimentos Forçados – comemoração instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas na Resolução Nº 65/209 de 21 de dezembro de 2010, que já era celebrada desde 1981 na América Latina e Caribe, contando também com o apoio de conceituadas entidades internacionais de ajuda humanitária em todo o mundo
Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla – foi instituído pela Lei nº 11.303/2.006 com o objetivo de dar maior visibilidade à doença, informar a população e alertar para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da enfermidade
Morte da cantora paulista Vicentina de Paula Oliveira, a Dalva de Oliveira (50 anos)
Morte do poeta francês Charles Baudelaire (155 anos)
Morte do jazzista estadunidense Lionel Hampton (20 anos) – primeiro vibrafonista do jazz
Morte da aristocrata e filantropa inglesa Diana, Princesa de Gales, a Lady Di (25 anos)
Thomas Edison patenteia seu projetor de filmes (125 anos)
Nascimento da cantora cubana Glória Estefan (65 anos)
Nascimento do treinador de futebol fluminense Abel Braga (70 anos)
Publicação do romance O velho e o Mar, de Ernest Hemingway (70 anos)
Dia do Professor de Educação Física – data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades que englobam essa profissão. Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física
Morte do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin (85 anos) – fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna
Nascimento do sociólogo, jornalista, professor, político e poeta maranhense João Dunshee de Abranches Moura (155 anos) – republicano abolicionista membro da Academia Maranhense de Letras
Nascimento do violonista e compositor paulista Laurindo Almeida (105 anos)
Assinatura do Decreto da Independência do Brasil, por Maria Leopoldina (200 anos)
Marcação do 500º gol por Pelé, aos 21 anos (60 anos)
Dia do Repórter Fotográfico – comemoração extraoficial de brasileiros, que aparece listada em vários calendários brasileiros de datas festivas, e que conta com o apoio de várias entidades representativas da categoria, como por exemplo, a Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado do Rio de Janeiro
Nascimento do maestro e compositor paulista Francisco Mignone (125 anos)
Dia do Biológo – a data coincide com o dia de sanção da lei que regulamentou a profissão.
Edição: Alessandra Esteves
Fonte: EBC Geral


BRASIL
Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO5 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica
-
EDUCAÇÃO2 dias atrás
Literatura para crianças ganha novos voos com Cintia Barreto: escola, arte e representatividade negra