Eleições 2022
Com trabalho reconhecido e marketing inteligente e criativo, Botelho se reelege com votação em dobro
MATO GROSSO
A combinação perfeita entre o seu perfil de homem simples, a qualidade e abrangência dos seus projetos e o trabalho de marketing apurado e inteligente da agência Gonçalves Cordeiro comandada pelo marqueteiro Claudio Cordeiro produziram nas eleições deste ano resultados excelentes, projetando o deputado Eduardo Botelho (União) como uma forte expressão do partido.
Reeleito para mais um mandato, Botelho praticamente duplicou sua votação em relação a 2018, cravando 51.998 mil votos em todos os municípios – principalmente Cuiabá e Várzea Grande, suas principais bases eleitorais. Essa performance também lhe projeta como uma liderança emergente pronta para novos desafios em eleições futuras. ‘Minha votação crescente, acredito, é resultado da nossa disposição para trabalhar por Mato Grosso, mas também à entrega da nossa equipe e com um marketing com mensagens diretas e verdadeiras’, disse o deputado minutos antes da confirmação oficial da sua reeleição.’’
Campeão de votos e de indicações e elaboração de projetos na Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho se notabilizou pela determinação e pelo talento e habilidade para aprovar propostas. Em abril deste ano, o governador Mauro Mendes (União), também reeleito no domingo passado (02), destacou na oportunidade que Botelho é um parlamentar pragmático, sem meias palavras e que não deixa para depois a resolução dos projetos ou impasses e discussões.
São essas qualidades e características que forjaram seu perfil e modos e que hoje são de conhecimento público. Nos dois mandatos, Botelho apresentou mais de 4.000 expedientes entre Projetos de Lei, Projetos de Resolução, Indicações, Moções, além de Audiências Públicas.
Presidente da ALMT, Eduardo Botelho vê o resultado das eleições, que lhe conferiram mais um mandato, como um incentivo para continuar na luta, buscando permanentemente melhores dias para Mato Grosso e sua população. “A confiança expressa nas urnas devolverei com muito mais trabalho ainda, esse é o meu compromisso”, disse Botelho.
Fonte: Eleições 2022
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.