Search
Close this search box.
CUIABÁ

JURÍDICO

Conselho Federal participa da posse de oito desembargadores do TRF5

Publicados

JURÍDICO

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) participou da posse de oito desembargadores federais nomeados para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A cerimônia ocorreu no Recife, na segunda-feira (17/10). O presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida) e decano do Conselho Federal, Felipe Sarmento, representou o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, no ato.

Tomaram posse os juízes federais Francisco Alves, Sebastião Vasques e Germana Moraes, promovidos pelo critério de antiguidade; Joana Carolina, Leonardo Resende, Frederico Dantas e Leonardo Coutinho, por merecimento. O procurador da República Rodrigo Tenório assumiu em vaga destinada ao Ministério Público Federal (MPF) pelo quinto constitucional. 

Além de Sarmento, acompanharam a cerimônia a ministra Maria Thereza de Assis Moura, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e o senador Fernando Bezerra Coelho, representando a Presidência do Senado; entre outros. 

Em seu discurso, Sarmento elogiou a prestação jurisdicional e destacou os indicadores de eficiência do tribunal, processo que será ainda mais fortalecido com a ampliação do número de magistrados. “Todos nós lucramos com a chegada de magistrados com essa envergadura ao tribunal. Desembargadores e desembargadoras com uma ética geral e competência para conciliar e fortalecer os fios da Justiça do Brasil. Momentos assim revigoram os nossos projetos e intensificam os sonhos coletivos que construímos como dirigentes da advocacia. Estou seguro de que esta casa da Justiça estará em plena unidade com a Casa da Cidadania que é a OAB”, disse. 

Leia Também:  Simonetti participa da abertura do seminário "Repercussão Geral 15 anos" promovido pelo STF

O decano do Conselho Federal pontuou ainda a necessidade de observância das prerrogativas da advocacia, para a segurança jurídica das decisões judiciais. “Resguardar o Estado Democrático de Direito exige serenidade e coragem, elementos característicos da OAB e do time de desembargadores empossados hoje. O equilíbrio e o alto nível técnico deste time são credenciais fundamentais para a renovação da confiança coletiva na Justiça Federal”, completou Sarmento.

Coube ao integrante mais antigo do TRF5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, fazer a saudação dos novos desembargadores e desembargadoras federais. Ele destacou que esta é uma solenidade especial, pois “somente na fundação do Tribunal tantos colegas foram investidos no cargo num mesmo momento”. O decano também ressaltou o compromisso que se espera de cada um dos empossados. “A hora é de comemoração. Mas é também da tomada de consciência de que a promoção se constitui o início de uma nova caminhada. E que a responsabilidade dos eleitos é maior com o Tribunal, com o povo e com o Direito”, destacou.

Fonte: OAB Nacional

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JURÍDICO

CNJ identifica ‘esquema organizado de venda de decisões’ envolvendo desembargador e Zampieri

Publicados

em

A decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por administrar e fiscalizar o Poder Judiciário, recebeu o desembargador Sebastião de Moraes Filho, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, levantando suspeitas de venda de decisões judiciais e pagamentos realizados via PIX e até em barras de ouro. Sebastião de Moraes Filho foi afastado de suas funções em agosto enquanto o CNJ investiga a possibilidade de ele ter recebido propinas em troca de decisões.

O caso também é alvo de um inquérito criminal e foi considerado de tal gravidade que o ministro Luís Felipe Salomão, então corregedor do CNJ, levou a questão ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do conselho, para uma solução em conjunto. “Evidenciam-se elementos suficientes para recomendar o afastamento do magistrado, na medida em que não é possível que o desembargador permaneça em atuação em unidade tão sensível, como é um gabinete de segundo grau de câmara de direito privado”, diz um trecho da decisão , referendada pelo plenário do CNJ.

Leia Também:  Grupo de trabalho do CFOAB se reúne com INSS por melhorias nos sistemas

Conversas obtidas no celular do advogado Roberto Zampieri, que foi assassinado em dezembro de 2023, na porta de seu escritório em Cuiabá, colocaram o desembargador na mira do CNJ. Ao todo, eles trocaram 768 mensagens entre 14 de junho de 2023 e 5 de dezembro de 2023, revelando uma relação próxima, com trocas sobre futebol e viagens, além de livre acesso ao gabinete do desembargador.

As mensagens também indicam a influência do advogado no trabalho do magistrado e o pagamento de propinas para decisões desenvolvidas aos clientes de Zampieri. Em uma das conversas, o advogado afirma que “o Pix está errado, estornou o valor”. “Tente mandar o Pix correto que faço agora”, acrescenta.

Cinco dias depois, informa que “o pagamento da sobrinha foi feito”, anexa um comprovante de transferência de R$ 10 mil e solicita o adiamento de um julgamento. Em outubro, Zampieri menciona ter alcançado “um contrato muito bom para o Mauro” e continua: “O senhor vai ficar feliz com o contrato que consegui para ele”. Mauro, segunda suspeita do CNJ, é o advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho do desembargador. Em outra mensagem, o advogado envia ao magistrado uma imagem de duas barras de ouro, de 400 gramas, que foram usadas como pagamento de propinas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA