Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

É Tudo Brasil leva ao ar entrevista com Nicolas Behr na Rádio Nacional

Publicados

BRASIL

Rádio Nacional comemora o Dia do Poeta nesta quinta-feira (20) com uma entrevista inédita com Nicolas Behr durante o programa É Tudo Brasil, às 16h. Em conversa com a jornalista Ana Pimenta, o autor fala sobre a relação entre a música e a poesia. 

Conhecido como poeta de Brasília, Nicolas Behr possui uma vasta produção poética. Ativo na literatura desde a década de 1970, quando mudou-se de Cuiabá para a capital do país, o escritor aborda em muitas de suas obras a estranheza e os encantos de Brasília e a relação com a cidade. 

A poesia de Nicolas Behr ultrapassou as fronteiras da literatura e chegou à música. Nicolas é autor de Travessia do Eixão, poema que virou canção e foi eternizado por bandas como Liga Tripa e Legião Urbana. 

O poeta é associado à geração mimeógrafo, movimento cultural e artístico brasileiro inserido no contexto da poesia marginal ou marginália, que ocorreu no Brasil imediatamente após a Tropicália, durante a década de 1970. A geração mimeógrafo também se expressou através da música, do cinema e da dramaturgia, sendo a sua produção poética a mais lembrada, possivelmente por ser a mais adequada às restrições de suporte impostas pela página mimeografada. 

Leia Também:  Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões

Sobre o programa É Tudo Brasil

A atração da Rádio Nacional tem transmissão de segunda a sexta, às 16h, e traz, além dos bate-papos com artistas, notícias, polêmicas, agenda de shows e interação com os ouvintes. O programa traz uma seleção musical com vasto repertório de qualidade e entrevistas com artistas e profissionais da cadeia produtiva da música. 

Além dos apresentadores Alê Bastos, Ana Pimenta e Marcelo Ferreira, o jornalista Victor Ribeiro marca presença todas as quintas-feiras, com o quadro O Brasil de todos os cantos, quando o ouvinte vai descobrir artistas que estão despontando na cena musical.

O programa apresenta, ainda, um quadro com casos polêmicos de artistas, debates sobre temas relacionados à música brasileira, enquetes diárias direcionadas aos ouvintes, lançamentos e efemérides musicais.

Notícias do mundo da música, agenda de shows e um giro cultural – no Rio de Janeiro e em São Paulo com equipes da Nacional, e nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste com correspondentes parceiros – completam a pauta diária do É Tudo Brasil. A atração tem duas horas de duração de segunda a quinta, e uma hora às sextas.

Leia Também:  Sem Censura desta segunda recebe a influenciadora Nathalia Arcuri

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  SP: blocos de carnaval de rua anunciam intenção de desfilar em abril

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Palacete histórico no centro de São Luís será restaurado

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA