Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Região Sul da capital concentra maior parte dos cadastros desatualizados referentes ao CadÚnico

Publicados

CUIABÁ

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência informa que o novo prazo concedido pelo Ministério da Cidadania para atualização cadastral do processo de Revisão Cadastral 2022, é 11 de novembro. Desde fevereiro, os processos de Averiguação e Revisão Cadastral 2022 estão em andamento. Em Cuiabá são 19.688 beneficiários.

Com o novo prazo, as famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), que fizeram as últimas atualizações nos anos de 2016 ou 2017, precisam procurar a unidade do Centro de Referência de Assistência Social- Cras mais próximo da residência para revisão cadastral e assim evitar o bloqueio do benefício concedido pelo Governo Federal em dezembro.

Caso os registros não sejam regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. Ao ser excluída, a família pode perder outros benefícios, além do Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e o Programa Auxílio Gás dos Brasileiros (PAGb).

A Revisão Cadastral consiste em solicitar a atualização dos registros do Cadastro Único às famílias identificadas com o cadastro desatualizado, ou seja, que estão há mais de dois anos sem nenhuma alteração. Neste ano, a Revisão Cadastral considerou apenas as famílias com cadastros desatualizados com última atualização nos anos de 2016 ou 2017.

Leia Também:  Decreto estabelece regulamento do sistema de controle de vagas públicas de estacionamento rotativo em Cuiabá

Conforme levantamento feito pela Coordenadoria do CadÚnico em Cuiabá, a região Sul contempla maior parte das pessoas que precisam atualizar as informações, com 6577 cadastros, sendo 2.077 pessoas inscritas e referenciadas pelo Cras Getúlio Vargas e outras 1.856 no Cras do bairro Pedra 90; Cras Tijucal, 952; Cras Osmar Cabral, com 876; Cras Nova Esperança, 816.  

Em seguida, vem a Leste é a que contemplam maior parte dos cadastros com informações desatualizadas, com 6.296 cadastros, sendo 2.176 no Cras drº Fábio, 1636 no Cras Pedregal; Cras Planalto, 1.320; Cras Dom Aquino, 1.164.    

A região Norte são 5.354 de cadastros desatualizados. No Cras Jardim União são 3.554 pessoas; No Cras CPA são 1.800. Essas pessoas devem procurar o Centro de Referência do Pedregal para atualização cadastral.

Os cadastros que necessitam a revisão cadastral na região Oeste são 1.461 pessoas, sendo:  Cras Jardim Araçá (825); Novo Colorado (601). E na região Leste, no Cras Praeiro são 35 cadastros desatualizados. Os dados listados são de beneficiários pelo programa Auxílio Brasil referentes aos anos de 2016,2017,2018 e 2019.

“Para atualizar o cadastro, a família deve procurar uma das quatorze unidades dos Centros de Referência de Assistência Social-Cras mais próxima da residência, com os documentos pessoais de todos os membros que compõe a família. A ação pode ser realizada pelos municípios até 180 dias após o bloqueio ou cancelamento. Depois desse prazo, apenas o Ministério de Desenvolvimento Social-MDS, em situações específicas, pode comandar a reversão de cancelamento”, informou a responsável técnica pelo CadÚnico em Cuiabá, Jéssica Santos.

Leia Também:  Programa Qualifica mais Progredir vai gerar oportunidades de crescimento para 500 cuiabanos

Estão habilitadas ao processo de concessão de benefícios do Programa apenas famílias com renda familiar por pessoa de até R$ 210 (duzentos e dez reais), valor estabelecido como linha de pobreza. De forma complementar, a mesma lei define que podem permanecer como beneficiárias do Programa as famílias com renda por pessoa de até duas vezes e meio o valor da linha de pobreza, ou seja, até R$ 525,00 (quinhentos e vinte e cinco reais) atualmente.

O CadÚnico deve ser atualizado a cada 2 anos, ou sempre que tiver alguma alteração na família (renda, endereço, escolaridade, inclusão e ou exclusão). “É importante que essas pessoas atualizem ou se cadastrem no CadÚnico, para que seja garantido a ela a proteção social e também evitar possíveis bloqueios ou cancelamentos dos beneficiários. O CadÚnico é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias”, finalizou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Programa Qualifica mais Progredir vai gerar oportunidades de crescimento para 500 cuiabanos
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA