Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

SES lança campanha de doação de leite materno nesta quinta-feira (17)

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, lança nesta quinta-feira (17.11), entre 8h e 12h, no auditório do Hospital Geral, em Cuiabá, a Campanha “Leite Materno: um Elo de Vida”. O evento ocorre em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, celebrado nesta data.

A proposta é fortalecer os bancos de leite humano de Mato Grosso e incentivar a doação de leite materno entre as mulheres que amamentam. A expectativa é de que 100 pessoas, entre profissionais da saúde e simpatizantes do tema, participem do evento.

Segundo Rodrigo Carvalho, nutricionista e integrante da equipe de Promoção da Amamentação e Alimentação Complementar Saudável da SES, doar leite humano é um ato de solidariedade e sororidade entre mulheres, que se apoiam para a manutenção da vida e da segurança alimentar e nutricional de bebês prematuros.

“Toda mulher que amamenta pode ser uma doadora em potencial de leite humano, desde que produza além da necessidade do seu bebê. As evidências científicas indicam que bebês prematuros e/ou com patologias, que se alimentam de leite materno no período de privação da amamentação, possuem mais chances de recuperação e de ter uma vida mais saudável. Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções”, explica Rodrigo.

Programação

O acolhimento dos participantes e abertura do evento deve ocorrer entre 8h e 9h. Em seguida, começam as discussões, com o tema “Avanços e desafios da Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano”, ministrado por Rodrigo Carvalho. Logo depois, a nutricionista do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, Maria Célia de Moura, traça um panorama do Banco de Leite Humano na Região Sul e seus 10 anos de parceria.

Leia Também:  Fechada há 4 anos, Casa do Artesão segue abandonada e com destino incerto

Às 9h40, a apresentação ficará por conta da enfermeira do Escritório Regional de Saúde de Sinop, Kátia Rocha. Ela falará sobre as ações de fortalecimento da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR), na Região de Saúde Teles Pires. O próximo tema será “Banco de Leite Humano – apoio à Amamentação em Mato Grosso”, que será explanada pelo nutricionista do Centro de Referência Estadual da RBLH, Marcus Carvalho.

Às 10h20, será abordado o método “Canguru na construção de um elo”, com a nutricionista do Hospital Santa Helena, Danielly Venuti. O evento segue com o debate sobre “Vínculo afetivo: fortalecendo o cuidado ao prematuro”, ministrado pela enfermeira da UTI neonatal do Hospital Regional de Sorriso, Rozineide Costa.

Às 11h, o debate continua com a fonoaudióloga da UTI neonatal do Hospital Regional de Cáceres, Joice Costa, que falará sobre amamentação do prematuro após a alta hospitalar. Depois, a pediatra da Santa Casa de Rondonópolis, Virgínia Beatriz, abordará a importância do leite materno no desenvolvimento do prematuro. O evento encerra às 12h, após tirar dúvidas da plateia.

O evento terá certificação pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.

Bancos de Leite humano

Em Mato Grosso, existem três Bancos de Leite Humano, sendo dois em Cuiabá e um em Rondonópolis. Em Cuiabá, o Doutor José de Faria Vinagre está localizado no Hospital Geral, na Rua 13 de Junho, 2.101, centro, cujo horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h e aos sábados de 7h às 12h. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (65) 3363-7035.

Leia Também:  Empresário vendia cervejas da Ambev com valor abaixo de mercado

O segundo em funcionamento na capital está localizado no Hospital Universitário Júlio Muller, situado na Rua Luís Philippe Pereira Leite, s/n, bairro Alvorada. A unidade atende de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. O telefone e WhatsApp para mais informações é (65) 3615-7203.

Em Rondonópolis, o Banco de Leite Humano atende na Santa Casa, na Rua Acyr Rezende de Souza e Silva, 2.107, bairro Vila Birigui. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. O telefone para tirar dúvidas ou é (66) 3410-2785.

Postos de Coleta

Há, em Cuiabá, dois postos de coleta de leite humano – no Hospital Beneficente Santa Helena, no 1° andar, no Posto de Coleta Via Láctea – Caminho, Luz e Vida. A unidade de saúde está situada na Rua Travessa Presidente Marques, 201, bairro Santa Helena. Os telefones para contato são (65) 3621-3922 e WhatsApp: (65) 98173-6665.

O outro ponto de coleta está no Hospital Infantil e Maternidade Femina, localizado na Rua Corumbá, 538, bairro Baú. O telefone para contato é (65) 2128-9183.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

Publicados

em

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.

A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.

Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia

Leia Também:  Fechada há 4 anos, Casa do Artesão segue abandonada e com destino incerto

O que muda?

O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:

10 primeiros: número sequencial da distribuidora

3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL

2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto

O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.

Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA