Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Pedagoga destaca compromisso de recuperandos com Enem

Publicados

MATO GROSSO

A pedagoga da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Creuza Rosa Ribeiro, responsável pela educação dos recuperandos da Penitenciária “Major Eldo de Sá”, a Mata Grande, em Rondonópolis (214 km de Cuiabá), ressaltou o compromisso dos detentos da unidade com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 1º e 02 de dezembro.

A adesão ao exame foi feita em 2009, e desde então toda a logística é preparada pela equipe educacional, gestores e agentes penitenciários. “A grande maioria vislumbra no exame a possibilidade de conclusão do ensino médio, e de que com bons resultados, possam ser inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas para ensino superior público”, diz Creuza Ribeiro.

A pedagoga complementa que nos dois dias de avaliação o que se viu foram candidatos compromissados e concentrados. “Eles liam atenciosamente todos os cadernos de questões, usando todo o tempo a eles garantido em edital, sem pressa para finalizar sua prova”.

O Enem é utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Leia Também:  Primeira-dama de MT mobiliza grupo de ação para o combate à violência doméstica

Respeitando a autonomia das universidades, a utilização dos resultados do Enem para acesso ao ensino superior pode ocorrer como fase única de seleção ou combinado com seus processos seletivos próprios. O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos – ProUni .

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Realizado pelo Governo de MT, Festival de Siriri e Cururu celebra tradição e identidade

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA