Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

11º Semiágua começa com minicurso sobre Segurança de Barragens

Publicados

MATO GROSSO

A programação do 11º Seminário Estadual de Recursos Hídricos (Semiágua) começou neste domingo (11/12), com o minicurso sobre Segurança de Barragens, Teste de Vazão para Outorga Subterrânea e apresentação de trabalhos. O evento, com encerramento nesta quarta-feira (14/12), é realizado na Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Fatec/Senai-MT), localizada no bairro do Porto, em Cuiabá.

A engenheira civil e sanitarista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Maria de Fátima Souza Cardoso, abriu a programação apresentando aspectos da Política Nacional de Segurança de Barragens, disposta na Lei 12.334/2010. Ela avalia que os esclarecimentos são importantes para empreendedores e responsáveis técnicos, por se tratar de uma área nova.

Já o engenheiro sanitarista da Sema-MT, Fernando de Almeida Pires, apresentou o passo-a-passo para que sejam preenchidos os Termos de Referência para cadastro e outorga de uso da água. “Também abordamos os principais erros dos processos e suas dificuldades, para explicar como eles devem chegar para que seja rápido a obtenção da classificação e para nós procedermos as análises”, explica.

Leia Também:  Driblando o preço da gasolina: Deputado Estadual Toninho de Souza defende criação de ciclovias em cidades com mais de 20 mil habitantes

Mato Grosso já cadastrou mais de 280 barragens no Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), que classifica as barragens por categoria de risco e dano potencial associado.

Edemar Pinho Vilas Boas, engenheiro agrônomo da Sema-MT, falou sobre a próxima etapa após a classificação da barragem, que é a necessidade de inspeções periódicas. “Entendemos que inspeções devem ser feitas tanto com algum evento adverso quanto com regulares, que devem gerar um relatório com parecer conclusivo e informado ao órgão ambiental. A intenção é prepará-los para que se atentem a esta obrigação”, conta.

No período vespertino, o geólogo pela Universidade de São Paulo (USP), Ivanir Borella Mariano, referência por seus trabalhos como consultor de grandes empreiteiras e mineradoras do Brasil e de outros países, proferiu a capacitação sobre Teste de Vazão. Ele mostrou dicas práticas sobre como fazer um bom teste de vazão e dimensionamento de bombas, além de problemas voltados à outorga de água subterrânea.

11º Semiágua

Com cerca de 350 inscritos, o evento é organizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O encontro discute assuntos relevantes sobre recursos hídricos e seus desafios, buscando oportunizar a integração dos atores sociais envolvidos nesta temática. O evento é aberto à sociedade e o público alvo são os integrantes do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, pesquisadores, estudantes e profissionais da área.

Leia Também:  Seduc-MT lança processo seletivo para atuação de professor mentor em programa de estágio

O evento acontece na Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (FATEC/SENAI MT). Serão realizados minicursos, apresentações de trabalhos, mesas redondas e palestras.

Entre os assuntos debatidos estão Segurança de Barragens, Evolução da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil, Gestão de Conflitos, Experiências dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso, Monitoramento da Qualidade da Água e Monitor de Secas e 25 anos da Gestão de Recursos Hídricos de MT.

A programação completa e outras informações podem ser acessadas CLICANDO AQUI. 

 

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Seduc-MT lança processo seletivo para atuação de professor mentor em programa de estágio

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA