Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de MT investiu R$ 150 milhões em armas, viaturas e equipamentos para a Polícia Militar

Publicados

MATO GROSSO

Em quatro anos de gestão, a segurança pública de Mato Grosso foi reforçada com a aquisição de armamentos modernos e equipamentos tecnológicos, que tornaram as polícias do Estado as mais bem equipadas do país. Na Polícia Militar, os investimentos realizados pela gestão do governador Mauro Mendes somaram mais de R$ 150 milhões, que foram destinados, ainda, para compra de fardamentos e viaturas. O Estado ainda investiu na implantação da Patrulha Rural, promovendo a segurança no campo.

Somente em armamento, o Estado já investiu cerca de R$ 55 milhões para a troca e padronização de armas para todo efetivo. Todos os policiais militares terão em mãos uma pistola da marca Glock 9mm, apontada como uma das melhores do mundo, para utilizar no trabalho de policiamento. O investimento também contempla armas longas, dos tipos submetralhadoras e fuzis, da marca Sig Sauer, para reforço das unidades especializadas da PMMT.

Para o fardamento, o Governo aplicou mais de R$ 4,8 milhões para entrega de fardas completas para todos os policiais militares, incluindo os uniformes das tropas especializadas. Em agosto deste ano, o Governo do Estado repassou a cada policial a quantia de R$ 1.850,00 para que os militares pudessem custear as atualizações de fardamento do ano seguinte.

O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destaca que os investimentos realizados pelo Governo do Estado, representam o compromisso do governador Mauro Mendes com a população, bem como com a instituição da Polícia Militar, de 187 anos, que está presente nos 141 municípios e 25 distritos, e dividida em 15 Comandos Regionais, com um total de 6,7 mil policiais militares.

Leia Também:  Governo afirma que problema na ponte do Rio Claro será resolvido até quarta-feira (31)

“É um dos grandes feitos históricos desta atual gestão, que preza garantir um aperfeiçoamento para a segurança da população mato-grossense, assim como pensando no bem estar e na valorização dos profissionais envolvidos, principalmente do policial militar, que está na linha de frente de muitas ocorrências”, afirma o coronel Mendes.  

Frota moderna e equipada em todo o Estado

Foram investidos mais de R$ 21 milhões para aquisição e modernização da frota de viaturas, sendo 750 veículos de quatro rodas distribuídos para todo o Estado. A PMMT também recebeu 62 motocicletas BMW 850 cilindradas e 488 motocicletas XRE, fornecidas para a Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e para o Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran). Além disso, foi entregue um ônibus para atender o deslocamento do Corpo Musical da PM, e dois micro-ônibus e uma ambulância para a Diretoria de Saúde (DSau).

Para o tenente-coronel Adão César Rodrigues Silva, comandante do Batalhão de Trânsito da PMMT, as aquisições das novas motocicletas foram um importante ganho para a continuidade do policiamento ostensivo em duas rodas, além de outros serviços específicos realizados apenas por motocicletas.

“Com as novas motocicletas, o serviço operacional melhorou de maneira significativa. Por exemplo, na blitz Lei Seca, as motos fazem a visualização e identificação, além de auxiliarem na busca por motoristas que tentam evadir da Operação. As motocicletas também são viáveis no serviço de motopatrulhamento, escolta e batedor, tornando o Batalhão de Trânsito da PM referência em todo o país”, afirma o tenente-coronel.

Leia Também:  Seduc estimula práticas ambientais e sustentáveis entre a comunidade escolar

Agilidade no atendimento de ocorrências

A Polícia Militar de Mato Grosso está se atualizando, com o investimento de R$ 32 milhões para a parte digital, recebendo aparatos tecnológicos para o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A medida possibilita aos próprios policiais militares a elaboração do boletim de ocorrência para crimes de menor potencial ofensivo, que têm pena máxima de dois anos, resultando, portanto, na redução do tempo médio de atendimento da ocorrência, colocando os policiais militares por mais tempo nas ruas.

Segurança no campo

O Governo do Estado também investiu R$ 35 milhões para segurança da população mato-grossense nas áreas rurais, disponibilizando viaturas e armamentos próprios para a Patrulha Rural, presente em todos os comandos regionais do Estado. As ações foram essenciais para a redução de mais de 25% em ocorrências de roubos e furtos no interior e garantindo o monitoramento de milhares de propriedades rurais.

“A Patrulha Rural é um grande projeto, abraçado pelo Governo, e que ajuda de maneira muito positiva na segurança da população que vive no campo. Estamos em todas as regiões do Estado, seja com equipes próprias ou com apoio da Força Tática, realizando rondas e policiamento ostensivo, 24 horas e todos os dias da semana”, destaca o comandante-geral da PMMT.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Moradores de Barão de Melgaço denunciam abandono de obras e cobram ações da Prefeitura

População relata problemas de infraestrutura, obras paralisadas e falta de respostas do poder público. Moradores afirmam que a situação tem afetado o dia a dia da cidade e pedem providências urgentes

Publicados

em

Os moradores de Barão de Melgaço têm utilizado as redes sociais e grupos de mensagens para denunciar o que classificam como abandono de serviços públicos e falta de investimentos em áreas essenciais do município.

As reclamações envolvem principalmente a situação das ruas, problemas de infraestrutura e a paralisação de obras consideradas importantes para a população. Diante do cenário, cidadãos têm pedido mais atenção da administração municipal e cobrado respostas sobre os projetos que permanecem sem conclusão.

Entre as principais reclamações está uma obra relacionada à Estação de Tratamento de Água (ETA), que, segundo relatos de moradores, estaria abandonada após a interrupção dos trabalhos.

De acordo com as denúncias compartilhadas pela população, a empreiteira responsável pela execução teria deixado o local após supostos problemas envolvendo pagamentos. As informações, entretanto, ainda não foram oficialmente confirmadas pelas partes envolvidas.

Imagens divulgadas por moradores mostram estruturas inacabadas e áreas sem a conclusão dos serviços previstos, o que tem gerado preocupação sobre o abastecimento e a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Críticas são direcionadas à gestão municipal

Grande parte das manifestações populares direciona críticas à atual prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves. Os moradores afirmam que a administração precisa apresentar esclarecimentos sobre as obras paradas e um cronograma para retomada dos serviços.

Leia Também:  Sinfra atualiza portaria e flexibiliza circulação de veículos pesados até o Complexo da Salgadeira; entenda

Nas redes sociais, internautas relatam dificuldades enfrentadas diariamente e cobram medidas que possam melhorar a infraestrutura urbana e garantir a continuidade dos projetos públicos.

Diante das denúncias, moradores defendem que a Prefeitura apresente informações detalhadas sobre a situação das obras e os motivos que teriam levado à paralisação dos trabalhos.

A população também pede maior transparência na aplicação dos recursos públicos e ações efetivas para resolver os problemas apontados. Até o momento, não houve manifestação pública oficial sobre as alegações citadas pelos moradores.

Enquanto aguardam respostas, os cidadãos seguem mobilizados e reforçam o pedido para que as demandas do município sejam tratadas com prioridade, diante dos impactos que a situação vem causando na rotina da comunidade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA