Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Após 11 operações, três secretários afastados e dois presos, interventor procurador do estado Hugo Felipe Lima assume saúde da Capital

Publicados

MATO GROSSO

O procurador do estado Hugo Felipe Lima irá assumir o comando da saúde pública da capital, a partir desta quinta-feira (29.12).

A escolha de Hugo Felipe foi feita pelo governador Mauro Mendes cumprindo decisão judicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que determinou a intervenção na saúde pública da Capital, em decorrência do caos instalado no setor.

Hugo terá a missão de colocar nos trilhos e reorganizar as atividades após uma série de escândalos envolvendo os gestores que passaram pela pasta. A secretaria acumula 11 operações policiais em um período de 7 anos da administração do prefeito Emanuel Pinheiro.

Além disso, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, Huark Douglas e Célio Rodrigues que ocuparam cargos de secretários de saúde foram afastados das funções. Vale destacar que Huark e Célio Rodrigues chegaram a ser presos por suspeita de envolvimento em esquemas ilegais na pasta.

A decisão que determinou a intervenção foi do desembargador Orlando de Almeida Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e foi proferida na tarde de ontem, dia 28. Perri atendeu pedido do Ministério Público Estadual que fez uma representação pela intervenção por parte do Estado no município.

Leia Também:  Diagnóstico de monkeypox será feito em todos os Lacens até agosto

Perri destacou que “como juiz e como ser humano, especialmente, não posso fingir que tal estado de coisa não esteja acontecendo ou não possa continuar a acontecer diante do lamentável caos que se abateu na Saúde pública do município, que dá mostras claras de má-gestão e inoperância na sua área, da qual a falta de médicos e de medicamentos são apenas dois aspectos da notória falência na área de Saúde”.

Leia Também:  Governo de MT investe R$ 74,5 milhões para combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2024

A capital passa por uma crise sem precedentes, como apontado pelo Ministério Público em que faltam medicamentos básicos como dipirona, nas unidades de saúde; médicos; falta de pagamento de profissionais e fornecedores. Além disso medicamentos estão vencidos nas prateleiras da farmácia municipal.

JB NEWS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Polícia Militar registra aumento de 204% nas apreensões de drogas

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Governo de MT investe R$ 74,5 milhões para combate aos incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2024

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA