MATO GROSSO
Atendimento de Perícia Médica em Sinop e Cáceres muda para Ganha Tempo
MATO GROSSO
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) informa que as gerências regionais de Perícia Médica de Cáceres e Sinop (220 e 480 km da capital, respectivamente) passaram a atender nas unidades do Ganha Tempo desses municípios.
A mudança das gerências trará economia aos cofres públicos referente a serviços de limpeza, fornecimento de água, energia e internet, além de oferecer mais conforto aos servidores que precisam de atendimento, já que agora estão em locais mais amplos com estacionamento e acessibilidade aos usuários.
Por estarem em localizações estratégicas (centrais) destes muncípios, ainda há o benefício dos servidores públicos terem acesso facilitado aos outros serviços ofertados dentro dos Ganha Tempo.
As gerências regionais de Perícia Médica são as unidades responsáveis pela homologação de licenças médicas e benefícios que necessitem comprovação de incapacidade para o trabalho de servidores públicos.
Além da Perícia Médica, o Ganha Tempo de Cáceres possui serviços da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Junta de Serviço Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Habitação, Centro de Cadastro Único e Sistema Nacional de Emprego (Sine). Já em Sinop além de todos esses serviços, ainda tem postos de atendimento da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (Semob).
A unidade do Ganha Tempo de Cáceres está localizada à Rua Marechal Deodoro, s/nº – Centro de Cáceres. Para mais informações ou agendamento entrar em contato pelo telefone (65) 3221-1110 ramal 1131.
Em Sinop o Ganha Tempo encontra-se na avenida das Acácias, 280 – Jardim Botânico, Sinop – MT, 78556-044.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.