MATO GROSSO
MT Ciências participa da Colônia de Férias na Biblioteca Estevão de Mendonça
MATO GROSSO
O Circuito Itinerante de Ciências de Mato Grosso (MT Ciências) participa do Projeto Colônia de Férias, realizado na Biblioteca Pública Estevão de Mendonça, em Cuiabá, nesta quarta-feira (25), quinta-feira (26) e sexta-feira (27).
As atividades são gratuitas e fazem parte do calendário de férias, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Ao todo, serão atendidas 450 crianças, sendo 150 participantes por dia, das 13h às 17h.
Este será o primeiro ano que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) participa do evento. Além das atividades de entretenimento, recreação, arte e cultura, o MT Ciências participa levando inovação e a popularização de conceitos básicos de ciência e tecnologia. A proposta é levar conhecimento de forma lúdica e divertida, tornando o ambiente de conhecimento cada vez mais leve, popular e sem barreiras para o cidadão.
Como parte da programação, o MT Ciências estará presente com o planetário digital, onde o público poderá conferir vídeos de astronomia registrados a partir do céu de Mato Grosso, e o óculos de realidade virtual, com imagens da fauna e flora do Pantanal. Experimentos envolvendo a tecnologia 3D, robótica e outros elementos farão parte das atividades.
Para Marilene Passos, coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, a participação do MT Ciências no projeto Colônia de Férias, além de levar conhecimento às crianças e adolescentes, também contribui para ampliar a possibilidade de aprendizado levado pelo evento.
“Pela primeira vez, o MT Ciências vai ser parceiro e colaborar com a Biblioteca Pública Estevão de Mendonça. Acreditamos que a partir desta parceria, o MT Ciências passará a agregar o projeto e dessa forma ampliar as possibilidades de conhecimento, ensinando tecnologia de maneira simples, com o uso de exemplos do nosso cotidiano, onde em tudo há ciência”, defendeu Marilene.
Na Colônia de Férias, os participantes também poderão se envolver em diversas atividades educativas, como oficinas de pintura, jogos, slime, e confecção de brinquedos com garrafa PET. Haverá também apresentação com o palhaço ‘Novinho’, palestra e exposição sobre educação ambiental.
Serviço
A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada no Palácio da Instrução, na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (65) 3613-9240 ou pelo email: bibliotecaestadual@secel.mt.gov.br
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.