Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Dentistas destacam que curso oferecido pelo Governo de MT é um divisor de águas no atendimento às pessoas com deficiência

Publicados

MATO GROSSO

O curso oferecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para atendimento odontológico à pessoa com deficiência capacitou 20 dentistas da rede pública, nesta semana, em Cuiabá.

Um deles é o cirurgião-dentista Evandro de Amorim Carvalho que atende no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de Várzea Grande. Para ele, as aulas práticas e teóricas foram um divisor de águas na vida profissional dele, pois auxiliam a desmistificar a prática clínica, conhecer novas tecnologias e a diminuir a insegurança no trabalho. 

“As aulas foram sensacionais e maravilhosas. Por meio desse curso, vejo o quão importante é um atendimento individualizado do paciente com deficiência. Eu particularmente consegui atingir meus objetivos”, diz o cirurgião.

A dentista da SMS de Poconé, Judite Lopes, que atende na zona rural da cidade, conta que as expectativas que ela tinha sobre a capacitação foram superadas.  “Gostei muito de aprender sobre o tratamento específico ao paciente que já tem suas particularidades e ainda sofre muito preconceito. Parabenizo a equipe por essa oportunidade”, pontua a profissional.

Leia Também:  Comissão do TCE-MT conclui relatório da segunda etapa de inspeções na rede secundária de Saúde de Cuiabá

O dentista do CEO de Cuiabá, Flavio Mello, conta que o conteúdo programático do curso foi de extrema importância por oferecer informação, vivência prática dos profissionais e oportunidade de atuar diretamente com um paciente com deficiência. “Foi muito proveitoso todo o conteúdo, principalmente sobre manejo de paciente, legislação sobre direitos e deveres, humanização do atendimento e conduta da equipe multidisciplinar”, destaca o dentista. 

A capacitação ocorreu entre segunda e sexta-feira, voltada a dentistas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), na Baixada Cuiabana. Ao fim das aulas teóricas e práticas, os alunos assistiram na tarde de sexta-feira uma aula magna realizada no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO).

A aula “Sedação consciente e sua contribuição para o tratamento odontológico” foi ministrada pela mestra e doutora em odontologia com habilitação em sedação com óxido nitroso, a cirurgiã-dentista Glória Maria Pimenta Cabral; a palestra está disponível neste link, no canal no Youtube da Escola de Saúde Pública (ESP-MT).

O curso foi coordenado pelas unidades geridas pela SES, sendo elas: Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), além da Coordenadoria de Saúde Bucal.

Leia Também:  Cine Teatro apresenta documentário sobre o poeta Natalino Ferreira Mendes

Conforme a equipe da SES, outras seis turmas do curso devem ser abertas nos próximos meses, contemplando todas as regiões do estado.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  "Vemos a primeira-dama como um ser humano diferente, que enxerga e se coloca no lugar do outro", afirma voluntário

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  Semob realiza 'panfletaço' para divulgar padronização nos horários das faixas exclusivas que começam a valer a partir desta segunda-feira (2)

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA