MATO GROSSO
Estão abertas inscrições para o Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro
MATO GROSSO
Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro. O simpósio é coordenado pelo professor, doutor em Genética e Melhoramento de Plantas, Willian Krause, do programa de extensão MT Horticultura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Nos dias 23 e 24 de maio o evento será realizado no auditório do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, e no dia 25, na Área Experimental do câmpus da Unemat, ambos em Tangará da Serra, Mato Grosso.
As inscrições são limitadas e seguem até o dia 19 de maio tanto para comunidade interna como externa, com uma taxa de R$ 50. Os certificados serão disponibilizados na página do evento para download. Para obter o certificado é necessário a participação em 100% do evento, comprovado por meio da assinatura da lista de presença que será disponibilizada pela organização nos períodos da manhã e tarde. Para se inscrever e ver a programação completa clique aqui.
Interessados em submeter trabalhos na área Agronomia devem enviá-los pelo mesmo link da inscrição até o dia 23 de abril. Os trabalhos serão aceitos sob as subáreas: Cultivo de Plantas Ornamentais e Paisagismo; Entomologia; Fisiologia da Produção e Pós-colheita; Fitopatologia; Fitotecnia; Melhoramento Genético; Recursos Genéticos; entre outras.
Além das palestras, os participantes terão visitas guiadas nas vitrines tecnológicas em Tangará. Também faz parte do simpósio a sexta reunião técnica sobre a cultura do maracujazeiro e a primeira Frutec-MT com a temática tecnologias para produção de frutas em Mato Grosso.
O evento é realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em conjunto com a prefeitura municipal de Tangará da Serra (por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra, e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato.
O simpósio ainda conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Fruticultura, do Sindicato Rural de Tangará da Serra, da Universidade Federal de Mato Grosso, do Instituto Federal de Mato Grosso – câmpus Juína; e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, além patrocínio da Somar Serviços Agro.
Locais do evento:
23 e 24 de maio – Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, Av. Brasil – Centro, Tangará da Serra-MT
25 de maio – Área Experimental do câmpus de Unemat, Rod. MT-358, Km 07, Jardim Aeroporto, Tangará da Serra-MT
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras

Uma revolução silenciosa está em curso no campo empresarial de Mato Grosso. Isso porque a Inteligência Artificial (IA) – antes restrita às grandes corporações – começa a ganhar espaço entre empreendimentos de pequeno porte do estado. Segundo levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), 17% dos negócios já utilizam algum tipo de tecnologia baseada em IA. Embora ainda minoritário, esse índice aponta para uma transformação que promete redefinir a forma como esses negócios operam e se relacionam com os clientes.
As funções mais requisitadas estão relacionadas a áreas com retorno rápido e visível. O atendimento ao cliente é a principal delas, com 85% das empresas usuárias de IA adotando a tecnologia para automatizar interações, seguidas por gestão financeira (56%) e marketing com análise de dados (54%). Outras aplicações como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%) também começam a ganhar espaço, mas ainda representam uma parcela menor da adoção.
Na visão do gerente de Inovação do Sebrae Mato Grosso, Lucas Moreira, as soluções práticas e acessíveis proporcionadas pela tecnologia na rotina das empresas otimiza processos e permite que os empreendedores dediquem mais tempo às áreas estratégicas do negócio. “A Inteligência Artificial tem enorme potencial para transformar a realidade dos pequenos negócios no nosso estado. Ainda que a adoção dessas ferramentas esteja começando, os resultados já são visíveis para quem está se abrindo para essa mudança”, afirma.
Entre os setores com maior uso da IA estão a indústria, a tecnologia da informação (TI) e o varejo, que combinam maior exigência de controle operacional com abertura à inovação. No entanto, até mesmo em áreas mais tradicionais como comércio e agropecuária, a tecnologia tem sido usada para melhorar o relacionamento com o cliente. Isso porque negócios presenciais priorizam atendimento automatizado, enquanto empresas online se concentram em marketing, segurança e controle de qualidade.
Barreiras
O avanço da IA, entretanto, esbarra em barreiras significativas. A principal é a falta de conhecimento técnico, relatada por 67% dos empresários. Também são recorrentes a resistência à mudança (55%), a ausência de dados para treinar os sistemas (52%) e os altos custos (42%). Essas dificuldades são mais agudas em setores como logística, recursos humanos e qualidade — áreas com alto potencial de ganho, mas ainda pouco exploradas.
“A IA, quando aplicada de forma simples e objetiva, em áreas como marketing, finanças ou relacionamento com o cliente, entrega retorno rápido e direto. Mas é preciso trabalhar na capacitação e no apoio a esses empreendedores para que a tecnologia chegue a mais empresas, e o Sebrae está aqui para ajudar o empresário nesta jornada de inclusão da IA em seu negócio”, ressalta o gerente.
Qualificação
Preparar-se para usar o mundo novo de possibilidades exige mais do que investir em tecnologia. Envolve capacitação, mudança cultural e planejamento. Apesar de metade dos empresários se declararem moderadamente otimistas com a IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la e 26% pretendem investir em treinamentos.
Moreira, destaca que o Sebrae/MT oferece diversos serviços para capacitar o empresário dentro do multiverso da IA. “Estamos fortalecendo a cultura de experimentação e estimulando o uso da IA com ferramentas acessíveis, capacitações práticas e, principalmente, mostrando que qualquer empresa pode e deve dar o primeiro passo. Queremos que o pequeno negócio mato-grossense não apenas acompanhe essa transformação, mas seja protagonista dela. A inteligência artificial não veio para substituir ninguém, mas para dar mais tempo e clareza na tomada de decisões. O futuro já começou e o Sebrae está aqui para caminhar junto com os empreendedores”.
Dados da pesquisa
O estudo foi conduzido por meio de entrevistas telefônicas, entre os dias 2 e 22 de abril de 2025, em todo o estado. Foram entrevistados 1.082 donos de pequenos negócios em Mato Grosso. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
AGRONEGÓCIO2 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO2 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO20 horas atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
ARTIGOS6 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador