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Estão abertas inscrições para o Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro

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Estão abertas as inscrições para a oitava edição do Simpósio Brasileiro da Cultura do Maracujazeiro. O simpósio é coordenado pelo professor, doutor em Genética e Melhoramento de Plantas, Willian Krause, do programa de extensão MT Horticultura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Nos dias 23 e 24 de maio o evento será realizado no auditório do Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, e no dia 25, na Área Experimental do câmpus da Unemat, ambos em Tangará da Serra, Mato Grosso.

As inscrições são limitadas e seguem até o dia 19 de maio tanto para comunidade interna como externa, com uma taxa de R$ 50. Os certificados serão disponibilizados na página do evento para download. Para obter o certificado é necessário a participação em 100% do evento, comprovado por meio da assinatura da lista de presença que será disponibilizada pela organização nos períodos da manhã e tarde. Para se inscrever e ver a programação completa clique aqui. 

Interessados em submeter trabalhos na área Agronomia devem enviá-los pelo mesmo link da inscrição até o dia 23 de abril. Os trabalhos serão aceitos sob as subáreas: Cultivo de Plantas Ornamentais e Paisagismo; Entomologia; Fisiologia da Produção e Pós-colheita; Fitopatologia; Fitotecnia; Melhoramento Genético; Recursos Genéticos; entre outras.

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Além das palestras, os participantes terão visitas guiadas nas vitrines tecnológicas em Tangará. Também faz parte do simpósio a sexta reunião técnica sobre a cultura do maracujazeiro e a primeira Frutec-MT com a temática tecnologias para produção de frutas em Mato Grosso.

O evento é realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em conjunto com a prefeitura municipal de Tangará da Serra (por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra, e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato.

O simpósio ainda conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Fruticultura, do Sindicato Rural de Tangará da Serra, da Universidade Federal de Mato Grosso, do Instituto Federal de Mato Grosso – câmpus Juína; e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, além patrocínio da Somar Serviços Agro.

Locais do evento:

23 e 24 de maio – Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho, Av. Brasil – Centro, Tangará da Serra-MT

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25 de maio – Área Experimental do câmpus de Unemat, Rod. MT-358, Km 07, Jardim Aeroporto, Tangará da Serra-MT

Fonte: GOV MT

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Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras

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Uma revolução silenciosa está em curso no campo empresarial de Mato Grosso. Isso porque a Inteligência Artificial (IA) – antes restrita às grandes corporações – começa a ganhar espaço entre empreendimentos de pequeno porte do estado. Segundo levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), 17% dos negócios já utilizam algum tipo de tecnologia baseada em IA. Embora ainda minoritário, esse índice aponta para uma transformação que promete redefinir a forma como esses negócios operam e se relacionam com os clientes.

As funções mais requisitadas estão relacionadas a áreas com retorno rápido e visível. O atendimento ao cliente é a principal delas, com 85% das empresas usuárias de IA adotando a tecnologia para automatizar interações, seguidas por gestão financeira (56%) e marketing com análise de dados (54%). Outras aplicações como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%) também começam a ganhar espaço, mas ainda representam uma parcela menor da adoção.

Na visão do gerente de Inovação do Sebrae Mato Grosso, Lucas Moreira, as soluções práticas e acessíveis proporcionadas pela tecnologia na rotina das empresas otimiza processos e permite que os empreendedores dediquem mais tempo às áreas estratégicas do negócio. “A Inteligência Artificial tem enorme potencial para transformar a realidade dos pequenos negócios no nosso estado. Ainda que a adoção dessas ferramentas esteja começando, os resultados já são visíveis para quem está se abrindo para essa mudança”, afirma.

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Entre os setores com maior uso da IA estão a indústria, a tecnologia da informação (TI) e o varejo, que combinam maior exigência de controle operacional com abertura à inovação. No entanto, até mesmo em áreas mais tradicionais como comércio e agropecuária, a tecnologia tem sido usada para melhorar o relacionamento com o cliente. Isso porque negócios presenciais priorizam atendimento automatizado, enquanto empresas online se concentram em marketing, segurança e controle de qualidade.

Barreiras

O avanço da IA, entretanto, esbarra em barreiras significativas. A principal é a falta de conhecimento técnico, relatada por 67% dos empresários. Também são recorrentes a resistência à mudança (55%), a ausência de dados para treinar os sistemas (52%) e os altos custos (42%). Essas dificuldades são mais agudas em setores como logística, recursos humanos e qualidade — áreas com alto potencial de ganho, mas ainda pouco exploradas.

“A IA, quando aplicada de forma simples e objetiva, em áreas como marketing, finanças ou relacionamento com o cliente, entrega retorno rápido e direto. Mas é preciso trabalhar na capacitação e no apoio a esses empreendedores para que a tecnologia chegue a mais empresas, e o Sebrae está aqui para ajudar o empresário nesta jornada de inclusão da IA em seu negócio”, ressalta o gerente.

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Qualificação

Preparar-se para usar o mundo novo de possibilidades exige mais do que investir em tecnologia. Envolve capacitação, mudança cultural e planejamento. Apesar de metade dos empresários se declararem moderadamente otimistas com a IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la e 26% pretendem investir em treinamentos.

Moreira, destaca que o Sebrae/MT oferece diversos serviços para capacitar o empresário dentro do multiverso da IA. “Estamos fortalecendo a cultura de experimentação e estimulando o uso da IA com ferramentas acessíveis, capacitações práticas e, principalmente, mostrando que qualquer empresa pode e deve dar o primeiro passo. Queremos que o pequeno negócio mato-grossense não apenas acompanhe essa transformação, mas seja protagonista dela. A inteligência artificial não veio para substituir ninguém, mas para dar mais tempo e clareza na tomada de decisões. O futuro já começou e o Sebrae está aqui para caminhar junto com os empreendedores”.

Dados da pesquisa

O estudo foi conduzido por meio de entrevistas telefônicas, entre os dias 2 e 22 de abril de 2025, em todo o estado. Foram entrevistados 1.082 donos de pequenos negócios em Mato Grosso. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.

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