Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros de Mato Grosso lista cuidados essenciais durante o período do Carnaval

Publicados

MATO GROSSO

Durante o período de Carnaval, a população mato-grossense precisa ter cuidado redobrado para evitar acidentes. Por este motivo, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso lista alguns cuidados essenciais que podem ser tomados pela população.

Para confraternizações próximas a piscinas, cachoeiras e rios, o Corpo de Bombeiros orienta a população a sempre ficar atenta e respeitar as sinalizações do local; evitar entrar na água durante ou após chuvas, em razão da possibilidade de cabeças d’água; e também após ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos em excesso.

“Cabeça d’água é um fenômeno da natureza que arrasta tudo o que está por perto quando chega. Devido à chuva na parte alta do rio, o volume de água pode aumentar de forma repentina. Por isso, recomendamos também para que a população fique atenta quanto ao surgimento de detritos e mudança na cor da água. Esses dois fatores indicam o possível surgimento desse fenômeno. Ao perceber essas características, a pessoa deve imediatamente sair da água”, explica o tenente-coronel Mário Henrique Faro Ferreira, comandante do 1º Batalhão Bombeiro Militar de Cuiabá.

Leia Também:  Pais de alunos da Escola Souza Bandeira lotam AL contra transferência de ensino fundamental para rede municipal

Durante esta época também é comum que as pessoas viagem para aproveitar o feriado prolongado. Antes de sair, é necessário fechar os registros de água e gás; tirar eletrodomésticos da tomada; não deixar animais de estimação desassistidos dentro de casa; e fazer a revisão do veículo que será utilizado.

O Corpo de Bombeiros também orienta para que os motoristas optem por viajar durante o dia devido a visibilidade ser maior e evitem viagens com condições desfavoráveis, como chuva ou neblina. O uso de cinto de segurança em todos os passageiros e cadeirinha adequada para a faixa etária indicada para a criança são indispensáveis.

“São medidas muito simples que ao serem tomadas podem salvar muitas vidas. Quando se tem esse tipo de cuidado, você não está apenas salvando sua vida, como também a do próximo”, afirma o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

Os mato-grossenses que optarem por festas em locais fechados ou abertos com concentração de público também precisam ter atenção. A Corporação orienta a localizar as saídas de emergência, manter as crianças em constante vigilância e dar preferência para locais que possuam alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Leia Também:  VÍDEO: descarte irregular de lixo às margens da MT 010 preocupa moradores

Operação Carnaval 2023

A partir desta sexta-feira (17), o Corpo de Bombeiros irá reforçar o atendimento preventivo e operacional com o emprego de bombeiros militares nos principais locais de concentração de público. Ao todo, cerca de 950 militares estarão presentes em 36 locais onde haverá festa de carnaval, em 34 municípios no decorrer dos cinco dias de prevenção.

O objetivo da operação visa proporcionar serviços de prevenção e intervenção em situações de riscos e acidentes, em locais de eventos com significativa concentração de público e nas principais rodovias de acesso das cidades com grande fluxo de pessoas, promovendo maior segurança aos foliões.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Setasc mobiliza municípios para o trabalho de conscientização no combate à violência contra crianças e adolescentes

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA