Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mauro repudia chacina: “crueldade não pode ficar impune”

Publicados

MATO GROSSO

O governador Mauro Mendes (União Brasil) se pronunciou nesta quarta-feira (22), a respeito da chacina que vitimou sete pessoas em Sinop (500 km de Cuiabá), e informou que todas as forças de segurança do Estado estão mobilizadas para capturar os autores do crime. “Esse tipo de crueldade não pode ficar impune”, disse através de uma publicação no Instagram.

Edgar Ricardo de Oliveira de 30 anos, e Ezequias Souza Ribeiro, 27, estão foragidos desde esta terça-feira (21), após terem atirado e matado seis homens e uma garota de 12 anos, em um bar da cidade, por terem perdido R$ 4 mil em apostas durante jogos de sinuca. Mendes ainda aproveitou o momento e criticou o Congresso Nacional, por não terem uma legislação mais rigorosa, a fim de prevenir e punir mais severamente crimes como este no País. “Espero sinceramente que o Congresso Nacional tenha coragem de fazer uma legislação muito mais rigorosa para punir e prevenir esses crimes bárbaros no nosso país. Minha solidariedade às famílias das vítimas e que Deus possa acalentar seus corações”, escreveu o chefe do Palácio Paiaguás.

Ainda nesta quarta-feira, a Polícia Militar conseguiu localizar a caminhonete S-10 usada no crime, bem como a espingarda calibre 12, que Edgar usou para matar a maioria das vítimas. O paradeiro da dupla, no entanto, ainda é desconhecido.

Leia Também:  Secel oferta curso gratuito de Planejamento Esportivo para profissionais do esporte e lazer de MT

A S-10 foi abandonada em um terreno na Avenida Curitiba, no bairro Residencial Vila Verde, em Sinop. O chefe da PM, coronel Alexandre Mendes, ainda ressaltou que barreiras estão sendo feitas nas entradas e saídas de cidades vizinhas a Sinop, como Alta Floresta e Peixoto de Azevedo, para impedir que a dupla de criminosos fuja do Estado.

O CASO
Edgar e Ezequias estavam em um bar jogando sinuca e perderam. Revoltados com chacotas, os dois foram a uma caminhonete S10 estacionada na frente do bar e voltaram armados com uma pistola e uma espingarda calibre 12. Eles entram no bar e atiram contra pesoas. Foram mortos seis homens e uma adolescente. Nas imagens, é possível ver que um dos assassinos manda que todos se aproximem da parede, enquanto outro desce da caminhonete com a espingarda.
Na sequência, eles começam a atiraram a esmo contra várias pessoas. Depois que todas as vítimas já estavam caídas, o suspeito com a espingarda, foge fumando um cigarro. O comparsa foge junto. A adolescente de 12 anos foi morta com um tiro nas costas enquanto corria para se afastar do bar. O Corpo de Bombeiros esteve no local, mas constatou que seis pessoas já estavam mortas. Uma pessoa foi socorrida em estado grave mas não resistiu e morreu.

Leia Também:  VÍDEO: Mais de 15 mil pessoas já receberam a escritura da casa própria e o trabalho de regularização fundiária continua. O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), trabalha em todo Estado.

A Polícia Civil informou que a chacina foi motivada pela de cerca de R$ 4 mil em um jogo de sinuca, momentos antes, no estabelecimento. As imagens do circuito de monitoramento do bar, registrou quando os dois saem do estabelecimento comercial e depois voltam para cometer o crime.

Após os tiros, os criminosos pegaram uma quantia em dinheiro na mesa de sinuca e na bolsa de uma das vítimas e fugiram. As sete pessoas mortas na chacina já foram identificadas e dentre elas estão pai e filha, uma adolescente de 12 anos, além do dono do estabelecimento, palco da tragédia.

Morreram o dono do estabelecimento: Maciel Bruno de Andrade Costa, de 35 anos, Josué Ramos Tenório, de 48 anos. Adriano Balbinote, Orisberto Pereira Souza, de 36 anos, Getúlio Rodrigues Frazão, e a filha dele, Larissa de Almeida Frazão, de 12 anos, e Eliseu Santos da Silva, de 47 anos. Elizeu chegou a ser socorrido em estado grave ao Hospital Regional de Sinop, mas morreu no centro cirúrgico.

FOLHA MAX 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  VÍDEO: Mais de 15 mil pessoas já receberam a escritura da casa própria e o trabalho de regularização fundiária continua. O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), trabalha em todo Estado.

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Secel oferta curso gratuito de Planejamento Esportivo para profissionais do esporte e lazer de MT

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA