MATO GROSSO
‘Sesc Saúde Mulher’ ultrapassa marca de 26 mil atendimentos no estado
MATO GROSSO
O projeto itinerante ‘Sesc Saúde Mulher’ ultrapassou a marca de 26 mil atendimentos no estado. O número foi divulgado este mês, que marca o ‘Março Lilás’, campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de colo do útero. Ao todo, foram 26.276 mulheres beneficiadas pela iniciativa do Sistema Fecomércio-MT, realizada desde 2019, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), que viabiliza a realização de exames preventivos de forma gratuita em diversos municípios mato-grossenses.
“É uma grande satisfação constatar que esse projeto, que teve início na nossa primeira gestão, conseguiu alcançar tantas mulheres e contribuir para prevenção de inúmeros casos. Para se ter uma ideia, somente neste ano, até o Dia Internacional da Mulher, mais de 1.700 pacientes já haviam sido atendidas pela unidade móvel”, informa o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior.
O Sesc Saúde Mulher oferece acesso gratuito à exames como mamografia e papanicolau, também conhecido como preventivo ou citopatológico. Principal método para detectar lesões no canal vaginal antes que se tornem cancerígenas, o papanicolau é aliado na prevenção de doenças. Nos casos não detectados e tratados adequadamente, o Ministério da Saúde aponta cerca de 30% de chance de desenvolvimento de câncer de colo do útero.
A dona de casa Jéssica Rodrigues conta que há mais de 10 anos não realizava exames ginecológicos, mas quando conheceu o projeto fez questão de aproveitar a oportunidade. “Foi a pediatra das minhas filhas que indicou. Fiquei muito feliz com o atendimento, que além de ser de qualidade, é rápido. Espero que esse serviço continue, pois contribui com muitas mulheres, e agora que tenho duas filhas, quero cuidar ainda mais da minha saúde”, afirma.
A dona Francisca dos Santos, 71 anos, também foi atendida na unidade móvel. “Fui muito bem atendida, todos estão de nota dez”, disse ela, animada, elogiando a organização da equipe, que esclarece às pacientes todos os processos, desde o agendamento do exame até a entrada do laudo médico.
Jaciara
Atualmente, a estrutura do ‘Sesc Saúde Mulher’ está sediada na cidade de Jaciara, onde permanece em operação até o próximo 29 de abril, realizando atendimentos no município, além de toda a região do Vale do Rio São Lourenço.
A diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo, destaca a alta abrangência em locais remotos como um dos benefícios da unidade itinerante. “Mato Grosso é um estado extenso, então o ‘Sesc Saúde Mulher’ alcança um público que ainda não conseguimos atender com todos os nossos serviços”, comenta a diretora.
Atualmente, diversas atividades oferecidas pelo Sesc-MT acontecem pontualmente de forma itinerante, além do atendimento à saúde feminina, como o atendimento odontológico, biblioteca móvel, entre outros.
Atendimentos
Os atendimentos do ‘Sesc Saúde Mulher’ devem ser agendados previamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade sede. Em Jaciara, os atendimentos podem ser agendados também na própria unidade móvel, que é equipada com mamógrafo digital e estrutura adequada para a realização da coleta do exame preventivo de câncer de colo do útero. Além da realização de exames, são ofertadas palestras com orientações para a comunidade.
O Ministério da Saúde recomenda a realização do exame citopatológico para mulheres de 25 a 64 anos que já iniciaram atividade sexual e da mamografia para pacientes entre 50 e 69 anos a cada dois anos.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.