MATO GROSSO
Seduc realiza premiação das escolas vencedoras do Jogo Coopera Cerrado
MATO GROSSO
Em Mato Grosso, as escolas estaduais Bonifácio Sachetti (Itiquira), Dom Vunibaldo (Juscimeira), Angelo Nadin (Lucas do Rio Verde), Padre César Albisetti (Poxoréu) e André Antônio Maggi (Rondonópolis) participaram e foram classificadas após realizarem as missões e desafios propostos no jogo.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância da parceria junto às escolas estaduais e reforçou a importância do projeto. “Gostaria de parabenizar as escolas participantes da Jornada de Aprendizagem. É uma celebração das ações que popularizam a produção rural sustentável e o trabalho desenvolvido pelo instituto junto às escolas”, disse.
As ações de popularização da produção rural sustentável têm como objetivo sensibilizar estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas rurais e urbanas sobre a temática sustentável. As atividades consistem em vivências, oficinas, atividades de imersão e de trocas de experiências com características específicas para cada faixa etária. Além da premiação das escolas classificadas, os representantes puderam tratar de assuntos relacionados à produção rural e sustentável nessas comunidades.
A gerente de Empoderamento Social do Projeto Rural Sustentável Cerrado, Denise Paiva, falou sobre as etapas de desenvolvimento do projeto nas escolas. Segundo ela, a metodologia é capaz de instruir e sensibilizar os estudantes sobre tecnologias sustentáveis de produção. “As crianças desenvolvem atividades pedagógicas guiadas por facilitadores treinados. São seis etapas que começam com a preparação do solo. Após isso, eles vão semear, manejar e então radiar, que é o momento em que compartilham esses conhecimentos com a comunidade”, explicou.
A coordenadora de Educação do Campo e Quilombola, ligada à Secretaria-Adjunta de Gestão Educacional (SAGE), Maria Lecy David de Oliveira, relatou que o objetivo da ação está dentro da visão de Fortalecimento das Políticas Educacionais da pasta, através do incentivo à formação sobre a temática de Educação Ambiental e Sustentabilidade.
“Receber o Instituto é uma garantia de que estamos no caminho certo para sensibilização dos estudantes quanto às boas práticas que impactam beneficamente o meio ambiente e a sociedade”, analisou Maria Lecy.
O estudante João Carlos Teixeira, da Escola Estadual Angelo Nadin, de Lucas do Rio Verde, disse que participar do projeto o ajudou a desenvolver seu interesse pela agricultura. “Posso afirmar, com certeza, que o projeto foi capaz de mudar minha vida, principalmente pelo fato de mostrar outra possibilidade para o meu futuro profissional. A diretora, os professores e os meus amigos ajudaram, auxiliando e tirando as minhas dúvidas”, falou.
Outra simpatizante e indicadora do projeto, a estudante Mariana Lourençato, também da Escola Estadual Angelo Nadin, explicou que após o início do projeto, os estudantes passaram a consumir mais produtos naturais e, consequentemente, a se interessar pelo assunto. A jovem salientou a dinâmica utilizada no projeto. “A participação da comunidade escolar fortaleceu a iniciativa e incentivou o cuidado com o meio-ambiente”.
Dentre os participantes da cerimônia de premiação, estava o prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).
O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.
Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.
“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.
O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.
CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO
CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)
Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)
Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)
Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)
CARD PRINCIPAL
Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)
Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)
Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)
Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)
Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)
Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)
Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)
-
MATO GROSSO3 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO3 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO3 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO2 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO2 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO16 horas atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo