Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’ será lançado no Bulixo do Sesc Arsenal

Publicados

MATO GROSSO

A ‘Feira Cultural e Gastronômica – Bulixo’ realizada no Sesc Arsenal, em Cuiabá, ganha os sons da viola caipira, nesta quinta-feira (13), às 18h. O ‘Bulixo’ será palco do lançamento do ‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’, promovido entre os dias 28 e 30 de abril na cidade pelo Sistema Fecomércio-MT, por meio do Sesc-MT, Prefeitura Municipal de Poxoréu e Associação de Promoção da Viola Caipira de Poxoréu (Avicpox).

“O evento faz parte da agenda cultural dos artistas brasileiros que compõem o estilo musical e, devido a sua importância para o cenário regional e nacional, o Sistema Fecomércio-MT investe na sua realização, apoiando na organização e ampliando o diálogo histórico sobre a viola caipira, por meio da produção de um livro e um documentário”, destaca o presidente da instituição, José Wenceslau de Souza Júnior.

O longa ‘Sistema Fecomércio-MT apresenta Sons em Mato Grosso – Viola Caipira’, com duração de 1h38min, será exibido às 18h, no teatro do prédio histórico. A obra audiovisual viaja pelas origens portuguesas do instrumento, sua construção rítmica e o acolhimento pelos brasileiros, principalmente, aqueles residentes de municípios no interior do país.

Leia Também:  Operação conjunta prende dez pessoas em flagrante por furto de energia em Várzea Grande

Os visitantes do Arsenal também são convidados a seguirem para o jardim onde haverá a apresentação de Sandro Dhiacanga e Banda, a partir das 19h. O violeiro Dhiacanga é cantor e compositor, seu repertório transita entre o modões sertanejos raiz ao moderno, além de canções countries.

“O espetáculo será uma oportunidade para o público obter uma prévia da experiência que é possível vivenciar em Poxoréu durante o ‘Encontro de Violeiros’, um evento singular que traz nomes com grande importância histórica e contribuição para popularizar o conhecimento sobre a viola caipira”, ressalta o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini.

Encontro em Poxoréu 

O ‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’ contará com grandes atrações nacionais, como Gino e Geno, Jads e Jadson, George Henrique e Rodrigo. Já na concha acústica, ganham o palco Pâmella Viola e Karoline, Cleiton Torres e Juliana Andrade, Aurélio Miranda, Mococa e Paraíso, Zé Mulato e Cassiano, entre outros nomes consagrados na moda de viola.

O prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, enfatiza que a parceria entre o Sistema Fecomércio-MT, Prefeitura e Avicpox agrega ainda mais valor ao evento. “O ‘Encontro de Violeiros’ atrai milhares de pessoas para participar dessa grande festa que movimenta a cidade, o setor hoteleiro e todos os segmentos envolvidos. A parceria foi de suma importância, pois viabilizou a contratação de artistas renomados no país, garantindo ainda mais relevância ao nosso evento”.

Leia Também:  Seduc promove fórum para debater a Política de Educação Escolar Indígena

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

 

SERVIÇO 

Lançamento do ‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’ em Cuiabá 

Quando: 13 de abril, às 18h

Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)

Entrada gratuita 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO BULIXO 

13 de abril

18h – Exibição do documentário ‘Sistema Fecomércio apresenta Sons em Mato Grosso – Viola Caipira’ I Teatro

19h – Sandro Dhiacanga e Banda I Jardim

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Encontro do Senac reunirá representantes de 17 estados, em Cuiabá

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA