Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Palácio da Instrução sedia lançamento de plataforma para promoção de negócios criativos locais

Publicados

MATO GROSSO

O Palácio da Instrução, em Cuiabá, sediará o lançamento da plataforma colaborativa www.esgmt.com.br, nesta terça-feira (18.04), às 19h30. A iniciativa traz para Mato Grosso a temática ESG (Environmental, Social and Governance), que em português significa Ambiental, Social e Governança, e tem a finalidade de promover diferenciais competitivos aos negócios criativos locais.

Idealizada pela professora e empreendedora social Ana Eliza Lucialdo, a abordagem se relaciona a boas práticas de empresas em relação a questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

“A proposta será fornecer curadoria de conteúdos relacionados à temática, informação de recursos e investimento social privado e/ou público, bem como entrevistas com personalidades atuantes em Mato Grosso no cenário ambiental, social e governança, além de promover fóruns e formações no estado”, explica a idealizadora.

Ainda de acordo com Ana Lucialdo, a iniciativa nasce a partir de suas inquietações nas pesquisas do mestrado e doutorado em economia criativa, desenvolvimento local e sustentabilidade financeira dos agentes criativos da cadeia produtiva. Soma-se ao propósito da plataforma, sua atuação em projetos de impactos sociais e desenvolvimento local em Mato Grosso, dentre eles o Pró-Pantanal, Programa ‘Chamada de Impacto’, e o MOVE_MT, da parceria entre Secel e Oi Futuro.

Leia Também:  Estudantes podem se inscrever no Festival Estudantil Temático de Trânsito até 25 de maio

O evento vai contar com palestras de investimento social privado em Mato Grosso, proferidas por Ana Lucialdo, que também é especialista em Responsabilidade Social da Bom Futuro, e por Aletéa Rufino, gerente de Investimento Social da Fundação André e Lúcia Maggi.

Logo após haverá um bate-papo sobre o desenvolvimento social e sustentável no Estado, sobretudo aqueles que contribuem significativamente para a diversificação econômica e fortalecimento territorial.

O lançamento da plataforma conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa. Para participar do evento, que é gratuito, basta se inscrever por AQUI. As vagas são limitadas.

Serviço
Lançamento da plataforma colaborativa www.esgmt.com.br
Data: terça-feira (18.04), às 19h30
Local: Palácio da Instrução, Centro – Cuiabá
Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/os-desafios-em-mato-grosso-do-investimento-social-privado-palestra/1955782

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Virgínia entrega brinquedos para 700 crianças em ação do Ser Família

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA