Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Unidades especializadas da SES realizam 1,9 mil atendimentos no interior do Estado em quatro meses

Publicados

MATO GROSSO

Em quatro meses, o projeto Ir Para Incluir, idealizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), realizou 1,9 mil atendimentos nos municípios de Juína, Juara, Sinop, Sorriso e Nova Mutum. Entre os serviços ofertados estão doação de sangue, entrega de órtese e prótese e cadeiras de rodas, capacitação, consultas e exames médicos.

Os atendimentos foram realizados pelas unidades especializadas geridas pela SES: o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), o MT Hemocentro e o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac).

“Por meio deste projeto nós conseguimos chegar até o usuário do Sistema Único de Saúde do interior do Estado para incluí-lo e promover acesso aos nossos serviços especializados. O trabalho itinerante é feito com eficiência, visando atender as necessidades destes pacientes sem que eles precisem se deslocar até Cuiabá”, diz o secretário Estadual de Saúde, Juliano Melo.

De janeiro a abril de 2023, o Cridac percorreu os cinco municípios do interior do Estado e entregou 43 cadeiras de banho, 18 muletas axilar, 13 cadeiras de rodas, 6 próteses mamárias, 11 cadeiras de rodas para tetraplégicos, 5 botas ortopédicas, 5 órteses, entre outros materiais. Durante a ação, também houve avaliação de pacientes e abertura de processo para concessão de próteses e órteses. No total, a unidade de saúde realizou 633 atendimentos.

Leia Também:  Linha de crédito do Governo de Mato Grosso muda a realidade de jovens empreendedores

O MT Hemocentro alcançou 717 doadores voluntários de sangue e realizou o cadastro de 348 doadores de medula óssea. Já o Cermac capacitou 196 profissionais para atendimento em hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde dos cinco municípios e avaliou 101 pacientes com suspeita da doença.

De acordo com o secretário adjunto de Unidades Especializadas, Luiz Antônio Ferreira, o projeto deve percorrer nos próximos dias todos os municípios que sediam os Escritórios Regionais de Saúde da SES. “Temos 16 Escritórios Regionais. Vamos levar o Ir para Incluir em cada um deles para atender as demandas dos municípios de abrangência dos escritórios. O objetivo é não deixar nenhum paciente sem assistência especializada”, diz o gestor.

Os 16 escritórios regionais estão localizados em Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Juína, Porto Alegre do Norte, Sinop, Tangará da Serra, Diamantino, Alta Floresta, Juara, Peixoto de Azevedo, Água Boa, Pontes e Lacerda, Colíder, São Félix do Araguaia.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: Polícia Federal Invade Residência do Mestre de Cerimônia 'Xuxa' em Cáceres e Efetua Prisão por Suposta Participação em Manifestação em Brasília

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA