Search
Close this search box.
CUIABÁ

VEJA

Líder comunitário cuiabano, parabéns pelo seu dia

Publicados

ARTIGOS

O dia 5 de junho foi a data que escolhi para parabenizar e homenagear os líderes comunitários cuiabanos. Tamanha dedicação em prol das comunidades que formam nossa linda Cuiabá não poderia passar despercebida.
Nada mais justo do que homenagear essas pessoas que conhecem cada canto de suas comunidades, suas necessidades e a de seus moradores. São eles que fazem a ponte entre as autoridades e as demandas para o bairro e a comunidade, exercendo papel importante na interlocução das demandas junto às autoridades.
Incansáveis, quer seja do Pedra 90 ao CPA, de leste a oeste ou norte a sul da cidade, os líderes comunitários nos ajudam a construir as propostas e realizar ações que melhoram a vida dos cuiabanos. São a voz daqueles que não podem falar, por vezes os pés de quem não pode caminhar, e até mesmo a face do cidadão que cobra a solução para os problemas que assolam a comunidade.
Por isso que é tão importante um diálogo afinado entre esses representantes, os parlamentares, gestores municipais e a sociedade civil em geral. Nesse sentido, destaco ainda a importância de promovermos a formação de novos líderes, despertando em mais pessoas esse espírito de liderança, o interesse pela luta em prol do outro, o altruísmo e a dedicação a uma causa maior.
Nacionalmente, essas figuras tão importantes já contam com uma data: 5 de maio, instituída pela lei 11.287/2006. Mas, propus regionalizar a comemoração e, na semana passada, apresentei um projeto de lei que reconhece a data de hoje, 5 de junho, como a dedicada aos líderes comunitários da nossa Cuiabá.
O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores em regime de urgência especial e, nos próximos dias, deverá ser sancionado pelo executivo. Essa é mais uma forma que encontramos para destacar e reconhecer o trabalho dos líderes comunitários. Desde já, agradeço a vocês pelo trabalho que desenvolvem voluntariamente em prol da nossa cidade. Muito obrigado!
CHICO 2000 – FRANCISCO CARLOS AMORIM SILVEIRA é contador, advogado com pós-graduações em Contabilidade Tributária e Direito Tributário  vereador e  atual presidente da Câmara de Cuiabá.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mediação antecedente no agronegócio
Propaganda

ARTIGOS

Nova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão

Publicados

em

Uma nova técnica para detectar o câncer de próstata com mais segurança e precisão já está sendo usada em Cuiabá e representa um divisor de águas no diagnóstico da doença. Trata-se da biópsia transperineal, um procedimento moderno que praticamente zera o risco de infecção, além de alcançar áreas da próstata antes inacessíveis pela técnica tradicional.

O método, já adotado por grandes centros médicos do país, agora é oferecido em Cuiabá pelo Dr. Eduardo de Lamare, médico radiologista com mais de duas décadas de experiência em exames de imagem e biópsias guiadas.

“A via transperineal permite um diagnóstico mais preciso e seguro. O procedimento não passa pelo reto, o que reduz sensivelmente o risco de contaminação por bactérias. Além disso, conseguimos acessar zonas da próstata que normalmente ficavam fora do alcance na técnica tradicional”, explica o Dr. Eduardo.

A técnica convencional, feita via reto (transretal), ainda é amplamente utilizada, mas apresenta maior risco de complicações, como infecção urinária, sepse e prostatite. Já a biópsia transperineal é feita entrando pela pele do períneo, com anestesia local e orientação por ultrassom em tempo real, conjugando com os achados da ressonância magnética, oferecendo mais conforto e precisão.

Leia Também:  CONSCIENTIZAÇÃO DA FIBROMIALGIA

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens brasileiros, com uma estimativa de 70 mil novos casos por ano. A biópsia é indicada quando há alterações no PSA , suspeitas detectadas em exames de imagem ou exame clínico.

“O medo da biópsia ainda é um fator que afasta muitos homens do diagnóstico precoce. Com essa nova abordagem, conseguimos reduzir esse medo e aumentar as chances de detectar o câncer em fases iniciais, quando ele tem mais chances de cura”, afirma o médico.

Com mais de 50 mil pacientes atendidos em Cuiabá, Dr. Eduardo de Lamare já é reconhecido pela atuação técnica e humanizada em diagnósticos e procedimentos guiados por imagem. Agora, amplia sua contribuição para a saúde masculina trazendo a biópsia transperineal para a capital mato-grossense.

“Investir em tecnologia e segurança é investir na vida do paciente. Essa técnica representa um salto de qualidade no diagnóstico do câncer de próstata, e fico feliz em poder oferecer esse avanço não só para Mato Grosso, mas também para os pacientes do sul de Rondônia, que têm buscado nosso serviço”, finaliza.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA