Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Pedido para retirar honraria concedida a Cattani já tem 15 assinaturas

Publicados

MATO GROSSO

Quinze vereadores já assinaram o projeto de decreto pedindo a retirada do Título de Cidadão Cuiabano concedido anteriormente ao deputado estadual, Gilberto Cattani (PL), após comparado feita por ele entre mulheres grávidas e vacas prenhas, em um discurso na Frente Parlamentar Contra o Aborto. Dentre os apoiadores, estão as três vereadoras por Cuiabá, Michelly Alencar (União Brasil), Maysa Leão (Republicanos) e Edna Sampaio (PT).

O pedido foi apresentado pelo vereador Luis Cláudio (PSDB). O número mínimo para retirada do título é de 2/3 da Casa, ou seja, 17 vereadores. Conforme a argumentação do tucano, Cattani atuou de maneira misógina e preconceituosa, sendo necessário que o Parlamento tome um posição diante das falas descabidas.

“O comportamento do Parlamentar, bem como sua fala é eivada de misoginia e preconceito, o que causa revolta e indignação. Assim sendo, como forma de posicionamento, esta casa de Leis deve revogar o Decreto que concedeu o Título de Cidadão Cuiabano ao senhor Gilberto Moacir Cattani, uma vez que suas atitudes são incompatíveis com o mínimo de idoneidade moral”, diz trecho da justificativa.

Leia Também:  VÍDEO: Ex-vereador Onofre Junior se envolve em acidente de trânsito em Cuiabá

Assinam o documento também os vereadores Rogério Varanda e Sargento Vidal, ambos do MDB; Luiz Fernando (Republicanos); Dilemário Alencar (Podemos); Marcus Brito e Mário Nadaf, do PV; Adevair Cabral (PTB); Sargento Joelson (PSB);  Demilson Nogueira (PP); Fellipe Corrêa (Cidadania) e Pastor Jeferson (PSD, além do próprio proponente, Luis Claudio (PSDB).

Investigação na AL

Em razão da polêmica, Cattani se tornou alvo da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) por suposta quebra de decoro parlamentar, após pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).

RD NEWS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Rondonópolis lidera vendas de Big Mac e fortalece apoio à AACCMT

Publicados

em

O município de Rondonópolis (MT) se destacou no último McDia Feliz, realizado no dia 23 de agosto de 2025, ao conquistar o primeiro lugar no ranking de vendas de Big Macs entre todas as cidades participantes da campanha em Mato Grosso.

Toda a renda da venda dos lanches será revertida para a Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT), que atua no apoio a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, além de oferecer suporte às famílias.

Nesta quinta-feira (04), a primeira-dama de Rondonópolis, Alessandra Ferreira, esteve em Cuiabá para visitar a instituição e montar um Big Mac em uma das lojas, como forma de agradecimento ao reconhecimento pelas vendas.

Em Mato Grosso, também fizeram parte da campanha os municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Diamantino e São José do Rio Claro.

“A solidariedade dos moradores foi essencial para esse resultado. É emocionante ver como a cidade se uniu por uma causa tão importante. Cada Big Mac vendido representa esperança e cuidado para centenas de crianças”, afirmou a primeira-dama.

Leia Também:  Seplag discute serviços públicos inteligentes para uma sociedade digitalmente conectada à cidadania

A instituição hospeda gratuitamente crianças com câncer e um acompanhante. Entre os atendidos, estão assistidos que residem no interior de Mato Grosso, em outros Estados, de área indígena e de outros países que necessitam ficar em tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. Conforme último levantamento da diretoria, em 26 anos a AACCMT acompanhou mais de 800 assistidos e realizou 22 mil atendimentos.

“Cada sanduíche vendido representa mais esperança, mais cuidado e mais apoio às crianças e adolescentes atendidos pela AACCMT. Agradecemos imensamente a todos que participaram, voluntários, parceiros, empresas e, principalmente, a população que abraçou essa causa com tanto carinho”, destacou Perolina Cezar, coordenadora da campanha McDia Feliz na AACCMT.

Sobre o McDia Feliz
A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer.

Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação. Desde sua primeira edição, mais de R$ 400 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.

Leia Também:  Juca do Guaraná recebe apoio de diversas liderança em Rosário Oeste

Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA