Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sema participa de Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá com atendimento sobre Cadastro Ambiental Rural

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participará do Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá, realizado pelo Sindicato Rural de Cuiabá durante a durante a 55ª Expoagro. Analistas da Sema atenderão produtores rurais e responsáveis técnicos para tirar dúvidas sobre os registros de propriedades rurais no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). O atendimento será no dia 12 e 13 de julho no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.

O projeto Sema em Campo, que integrará o mutirão, terá a participação de dez analistas da Secretaria, responsável por fazer a aproximação com o produtor e explicar quais as pendências devem ser sanadas para dar celeridade na validação do CAR. Para participar basta a inscrição pelo link: bit.ly/ValedoCuiaba

“O mutirão para atender os produtores que possuem dúvidas e incertezas sobre a validação do seu cadastro rural vai muito além de fiscalizar. Temos buscado nos aproximar do cidadão para que ele venha para a legalidade. Acreditamos que podemos aumentar o nosso número de cadastros validados, e isso passa pelo interesse do produtor de estar regular”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Nesta semana, a secretária adjunta de Gestão da Sema, Luciane Bertinatto, se reuniu com representantes dos sindicatos de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Rosário Oeste, Poconé, Acorizal, Vila Bela da Santíssima Trindade e Nova Brasilândia. A reunião aconteceu na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) , organizada pelo presidente da instituição, Vilmondes Tomain, que convocou os sindicatos do Vale do Cuiabá para que apoiem na mobilização dos produtores rurais.

A secretária de Gestão da Sema, Luciane Bertinatto, ressaltou a importância da mobilização de produtores rurais. “Nosso objetivo é atender o produtor rural lá na ponta, esclarecendo as dúvidas sobre os procedimentos que devem ser cumpridos para adequação dos imóveis rurais ao Código Florestal Brasileiro. Os presidentes de sindicatos têm papel fundamental nessa mobilização já que falam a linguagem do produtor e conhecem a realidade de seus municípios”.

O mutirão é organizado pelo Sindicato Rural com apoio da Sema, Famato, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja).

No mês de junho foi realizado o 1º Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia, em Barra dos Garças. Mais de 200 produtores rurais e responsáveis técnicos foram atendidos em 3 dias para resolverem situações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Conheça a programação:

12 de Julho

  • 8h Abertura
  • 8h30 Palestra – Cadastro Ambiental Rural: Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural | Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto
  • 10 às 17h Atendimento individualizado com analistas da Sema
  • 14h Atendimento Simcar Assentamentos | Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto

13 de Julho

  • 8h às 17h – Atendimento individualizado com analistas da Sema
Leia Também:  Atletas de VG buscam apoio para disputarem Mundial de Jiu Jitsu em SP

Serviço | Mutirão Ambiental Vale do Cuiabá

Data: 12 e 13 de Julho (Programação abaixo)

Local: Parque de Exposições Jonas Pinheiro (ao lado da sede do Sindicato Rural de Cuiabá)

Inscrição: bit.ly/ValedoCuiaba

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: Fecomércio incrementa a promoção "Líquida Centro" com atendimento na área de saúde e descontos de até 70% nas compras e examaes

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA