Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Auditores fiscais do Piauí participam de evento sobre inteligência artificial promovido pela Sefaz MT

Publicados

MATO GROSSO

O Circuito de Palestras sobre Inteligência Artificial promovido pela Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT) recebe, nesta quinta-feira (27.07), os auditores fiscais da Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI). No último dia do evento serão abordados o uso da IA na fiscalização, com a apresentação da experiência bem-sucedida do fisco piauiense na recuperação de créditos do ICMS e combate à sonegação por meio do Sistema de Auditoria Fiscal com Inteligência Artificial (SAFIA).

A participação da Sefaz do Piauí será por meio dos auditores fiscais Antônio Luiz de Oliveira e Rodolfo Rodrigues Melo, que irão abordar o tema “Inteligência Artificial aplicada à fiscalização no varejo”.

“Mais do que os valores recuperados dentro do projeto, essa iniciativa simboliza uma mudança cultural da Unidade de Fiscalização e da própria Sefaz-PI, que cada vez mais busca se tornar uma organização voltada para dados. Parte do corpo técnico teve que se especializar em análise de dados, ciência de dados e machine learning. A análise de dados está no centro do planejamento, da tomada de decisão e da avaliação dos resultados alcançados”, disse o auditor fiscal e coordenador de Planejamento da Ação Fiscal, Antônio Luiz Júnior.

Leia Também:  Kalil Baracat lidera com 56% das intenções de voto em Várzea Grande, aponta pesquisa

O evento é realizado de forma virtual, pelo canal da Sefaz no YouTube, com palestrantes especialistas e com experiência no assunto. As palestras são restritas aos servidores da Sefaz, para fins de certificação, porém qualquer pessoa interessada no assunto poderá acompanhar os debates.

O objetivo é analisar os principais desafios e oportunidades na aplicação da IA no setor público e discutir soluções para mitigar riscos. Além disso, o debate visa disseminar o conhecimento e estimular a criação e implementação de projetos inovadores, capazes de melhorar a eficiência e qualidade do serviço público.

Dentro da programação do Circuito de Palestras, já foram realizados dois encontros que abordaram conceitos, regulação, riscos e impactos da inteligência artificial. Também foram debatidos assuntos relacionados à governança de dados e armazenagem deles. Entre os palestrantes estava a vice-presidente do Instituto Brasileiro de Segurança, Proteção e Privacidade de Dados (Ibraspd), Alessandra Monteiro Martins e o especialista em Engenharia de Software e Cientista de Dados e Analytics, Abraão Gualberto Nazário.

Todas as lives estão disponíveis no canal da Sefaz MT, no Youtube (@SefazMatoGrosso_MT).

Leia Também:  Reitora da UFMT discute em Brasília emancipação do câmpus de Sinop

*Com informações da assessoria Sefaz-PI

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Kalil Baracat lidera com 56% das intenções de voto em Várzea Grande, aponta pesquisa

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA