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Indígenas da etnia Enawenê-nawê recebem alimentos e cobertores do programa SER Família Indígena

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Indígenas das aldeias Doloykwa e Kotakoynakwa, da etnia Enawenê-nawê, localizadas no município de Juína (745 km de Cuiabá), receberam 500 kits de cestas de produtos alimentícios, higiene e limpeza, e 500 cobertores, por meio dos programas SER Família Indígena e Solidário, idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes.

As entregas foram realizadas por equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da Superintendência de Assuntos Indígenas da Casa Civil. Desde o início de 2023 as equipes já entregaram 3.440 cestas para comunidades indígenas em Mato Grosso.

Durante a ação, também foram emitidas a segunda via de documentos como certidão de nascimento, de óbito e de casamento, e também a plastificação de documentos diversos pela equipe da Setasc.

“Que saudades do meu povo. As ações nas aldeias continuam a todo vapor. Logo, logo quero ir com as equipes visitar meus irmãos. Sinto muita a falta deles. As ações dos programas SER Família Indígena cumprem um cronograma de atendimentos para todos que precisam desse auxílio sejam contemplados. Gratidão a todos os servidores envolvidos nessa missão de amor”, disse a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

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O superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil, Aguinaldo Santos, afirmou que há três realiza as entregas nas aldeias indígenas e sempre contou com o apoio da primeira-dama Virginia Mendes.

“Ela é a madrinha dos povos indígenas de Mato Grosso. Temos visitado os 43 povos indígenas dentro do Estado, aproximadamente 65 mil indígenas em 62 municípios, levando cestas de alimentos, kits de higiene e de limpeza, e alguns serviços. A primeira-dama Virginia pede que façamos nossos serviços com excelência e nós fazemos o possível dentro das aldeias, mesmo com a pouca infraestrutura que algumas aldeias têm, temos ido em todas”, ressaltou Santos.

Para a assessora especial da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Salete Morockoski, a ação de levar cestas de produtos alimentícios até as aldeias indígenas, entre outros serviços, nasceu do coração da primeira-dama Virginia Mendes, e tem se estendido por todos os cantos do estado.

“Estamos indo nas aldeias indígenas, nos quilombolas, nas fronteiras, onde demandar e tiver público que a gente precise atender, nós estamos indo buscar os mato-grossenses e dando, realmente, cidadania e dignidade para cada um deles, conforme determinação da nossa primeira-dama”, completou.

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O indígena Kawali Koli Enawene agradeceu ao governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes pela ação realizada.

“Nós, indígenas, queremos mandar um recado para o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, agradecer eles por estarem trazendo uma oportunidade para as comunidades indígenas, realizando trabalho nas comunidades, fazendo mutirão, cadastrando e atualizando o Cadastro Único. É uma grande oportunidade para nós, indígenas. Muito obrigado”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social de Juína, Alessandro Barbosa, também destacou a atuação do governo de MT.

“A gente vê a preocupação que a primeira-dama Virginia Mendes tem com o social do Estado, em especial com nossos indígenas, haja vista esse momento tão importante. Nós que estamos sempre aqui fazendo trabalho com essa etnia vemos uma atuação diferenciada do Governo do Estado”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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