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Sine Estadual disponibiliza mais de 3 mil vagas de emprego nesta semana

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O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), disponibiliza nesta semana 3.017 mil novas oportunidades de empregos para profissionais que queiram ingressar no mercado de trabalho. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima dentre os 34 postos do Sine instalados em 31 municípios do Estado, com os documentos pessoais e o comprovante de residência.

O município de Primavera do Leste (a 239 km de Cuiabá) tem 352 oportunidades nesta semana, dentre elas: trabalhador da avicultura de postura (70), caixa em supermercado (48), auxiliar de produção (47), repositor em supermercado (32), pedreiro (24), auxiliar de limpeza ((16), carpinteiro (10), lavador de veículos (8), atendente de padaria (4), mecânico de motocicletas (1), vendedor interno (1), nutricionista (1) e ajudante de serralheiro.

Em Nova Mutum (a 238 km de Cuiabá), o Sine-MT contabiliza 259 oportunidades, como: operador de processo de produção (150), apanhador – na cultura (20), ajudante de obras (9), eletricista (8), operador de rolo compactador (8), operador de tratores diversos (4), técnico em segurança do trabalho (3), técnico agrícola (2), agente funerário (1), engenheiro elétrico (1), motorista de caminhão (1), frentista (1) e almoxarife (1).

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Já no município de Campo Verde (a 137 km de Cuiabá) são 179 vagas distribuídas entre: auxiliar de linha de produção (26), operador de máquinas agrícolas (20), coletor de materiais recicláveis (12), servente de obras (11), trabalhador de pavimentação (10), oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (8), motorista de caminhão (5), empregado doméstico nos serviços gerais (2), salgadeiro (1), tecnólogo em alimentos (1), costureira em geral (1), assistente de engenharia (1) e corretor de seguros (1).

Ao público em geral que mora em Cuiabá e Várzea Grande estão disponibilizadas 298 vagas em algumas áreas, como: auxiliar de linha de produção (86), vendedor porta a porta (30), servente de serviços gerais na conservação de vias permanentes (exceto trilhos) (15), empacotador a mão (13), auxiliar de limpeza (8), assistente administrativo (6), encanador (6), promotor de vendas (5), motorista entregador (5), auxiliar de escritório (1), jardineiro (1), operador de caixa (1), auxiliar de contabilidade (1) e auxiliar de padeiro (1).

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Para as pessoas com deficiência (PCD) estão distribuídas 63 vagas, como: auxiliar de linha de produção (50), assistente administrativo (3), auxiliar geral de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) (3), trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas (2), auxiliar de lavanderia (1), auxiliar administrativo (1), manobrador (1), lavador de ônibus (1) e operador de vendas (lojas).

Quem tiver interesse também pode verificar as vagas ofertadas acessando o portal https://empregabrasil.mte.gov.br/.

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente.

Da Assessoria

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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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