Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sedec divulga potencialidades do turismo de MT na Argentina, Colômbia, Peru e Paraguai

Publicados

MATO GROSSO

Mais de mil operadores de turismo da Argentina, Colômbia, Peru e Paraguai começaram a receber, desde segunda-feira (14.08), o material promocional de Mato Grosso com informações sobre 10 possíveis experiências para desfrutar no Estado: ecoturismo, turismo de aventura, observação de aves, observação de onças, negócios e eventos, pesca esportiva, sol e praia do Araguaia, etno turismo, cultura e gastronomia.

O envio do material é parte da estratégia do pós-evento Meeting Brasil 2023, em que turismólogos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participaram, ao lado de representantes das secretarias estaduais de turismo de outros seis estados e da Embratur, da rodada de negócios em Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Córdoba (Argentina) e Assunção (Paraguai).

A missão empresarial nos quatro países foi promovida pela Expan + Inteligência em Turismo, que há quase 30 anos promove rodadas de negócios entre empresários brasileiros e agentes de viagens e operadores de turismo da América Latina. O evento tem foco na conectividade e no fortalecimento do setor turístico em cidades que sempre se destacaram.

Leia Também:  Politec oferece atendimento 24 horas para mulheres vítimas de violência

A superintendente de Políticas do Turismo da Sedec, Simone Lara, fez todo o percurso nos quatro países, capacitou os agentes de turismo estrangeiros sobre Mato Grosso e apresentou o material promocional do Estado mostrando as experiências de turismo no Pantanal, Amazônia, Cerrado e as praias do Araguaia. Ela avaliou que, apesar do principal produto do Brasil ser o litoral, o pós-pandemia trouxe uma tendência de outros produtos além do sol e mar.

“Na Argentina, por exemplo, eles estão deixando de fazer as viagens mais longas, como a Europa, e descobrindo mais o Brasil, devido à crise no país. Aliado a isso, a proposta de turismo em lugares abertos se tornou uma tendência e o Pantanal ficou uma opção ainda mais atrativa. Esperamos que, se pelo menos 10% do que fomos promover nesses países retornarem em visitas em nosso Estado, já valeu o investimento da promoção do destino Mato Grosso nesses países”, ressaltou.

Confira os materiais promocionais:

Revista de turismo | Vídeo institucional | Folder

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Politec oferece atendimento 24 horas para mulheres vítimas de violência

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Outubro Rosa: O primeiro e mais importante passo de uma mulher é cuidar de si para depois cuidar do próximo

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA