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Maratona de Negócios Criativos voltada para artes cênicas começa nesta segunda (21)

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 Maratona de Negócios Criativos voltada para artes cênicas começa nesta segunda (21)


21 de Agosto de 2023 às 14:22
Evento de qualificação realizado pela Secel vai fomentar estratégias de negócios de grupos de teatro, dança, circo e performance
Cida Rodrigues | Secel-MT
Divulgação
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A 12ª Maratona de Negócios Criativos começa nesta segunda-feira (21.08), às 19h, no Centro Cultural Casa Cuiabana, com uma programação voltada para a cadeia produtiva das artes cênicas em Mato Grosso. O evento de qualificação, que é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), visa fomentar estratégias de negócios de grupos e companhias de teatro, dança, circo e performance.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secel, Keiko Okamura, a Maratona específica para as artes cênicas nasceu de uma demanda do setor.

“O principal objetivo dessa edição é ajudar em um dos aspectos mais importantes para a manutenção e desenvolvimento das artes cênicas no Estado, que é a sustentabilidade financeira. Com o processo de formação da Maratona, buscamos trazer informações sobre o mercado e ferramentas que irão ajudar as companhias a vencer esse e outros desafios para o fortalecimento do setor”, explicou.

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Confira programação completa da Maratona:

  • Segunda-feira (21.08), das 19h às 21h: palestra master ‘Artes Cênicas são Negócios Criativos: Estratégia e Colaboração’. A atividade apresenta oportunidades de sustentabilidade financeira a partir do panorama brasileiro atual e será seguida por uma roda de conversa;
  • Terça (22.08) e quarta-feira (23.08), das 19h às 22h: oficina ‘Gestão de grupos: modelos e desafios’. De forma prática, o workshop aborda gestões estratégica, administrativa e financeira para apresentar ferramentas de estruturação sustentável de negócios criativos;
  • Quinta (24.08) e sexta-feira (25.08), das 19h às 22h:  oficina ‘Branding’. Nesse curso de seis horas, a estratégia de gestão de marca será explorada para contribuir com a sustentabilidade financeira e posicionamento dos grupos e companhias, expandindo a experiência artística para além dos palcos;
  • Já as consultorias serão oferecidas a partir dos assuntos abordados nas palestras e oficinas da Maratona. Com uma hora de duração por tema, serão agendadas em formato presencial no período vespertino nos dias 24 e 25 de agosto, e também online durante o mês.
Para conduzir as atividades, a Secel conta com os serviços dos especialistas Qiah Salla, Maria Teresa e Jorge Gumz da Una Criatividade, empresa de consultoria que é referência em economia criativa no Brasil.

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As inscrições para participar da 12ª Maratona de Negócios Criativos são gratuitas e ainda estão abertas no site do evento.

“Essas maratonas possibilitam acesso a capacitações que ajudam a alavancar os negócios criativos em Mato Grosso. Assim como as demais já realizadas, essa edição trará muito aprendizado de qualidade. Aproveitem!”, destacou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

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Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

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Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.

Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.

O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.

“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.

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Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.

Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).

Sobre o CONCEEL-EMT

O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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