Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Emocionados, primeira-dama de MT e governador comemoram a união de mais de 200 casais em Água Boa

Publicados

MATO GROSSO

O dia da confirmação da união de casais e fortalecimento do matrimônio com o Casamento Abençoado foi emocionante. A cerimônia foi realizada neste sábado (30.09), em Água Boa, município localizado na região do Araguaia, a 735 km de Cuiabá, com a celebração do pastor João Batista, da igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira; e a habilitação legal dos casais pelo juiz de Paz Luiz Schuster.

O projeto, idealizado pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, está na segunda edição e desta vez ocorre no formato regionalizado, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, sob gestão da primeira-dama Juliana Souza, apoiado pelo prefeito Mariano Filho.

Ao todo, mais de 200 casais de Água Boa e outras 12 cidades participaram do casamento: Nova Xavantina; Campinápolis; Nova Nazaré; Cocalinho; Gaúcha do Norte; Novo São Joaquim; Querência; São José do Xingu; Ribeirão Cascalheira; Alto Boa Vista; São Felix do Araguaia e Serra Nova Dourada.

A madrinha da cerimônia, primeira-dama Virginia Mendes, e o padrinho, governador Mauro Mendes, brindaram com os casais a nova fase, que também foi comemorada por familiares e amigos.

Emocionada, Virginia Mendes agradeceu às pessoas que se dedicaram ao projeto.

“É uma emoção muito grande ajudar esses casais a realizarem esse sonho. Alguns esperaram por muitos anos para isso acontecer. Quero, de coração, agradecer todas as pessoas envolvidas, especialmente a primeira-dama Juliana Souza e o prefeito Mariano, que colocaram o interesse neste projeto, e também todas as primeiras-damas e prefeitos dos demais municípios que se comprometeram em nos ajudar a realizar este grande evento. É algo desafiador, porque, quando eu penso em algo como o Casamento Abençoado, quero que seja feito com qualidade, então fico tensa como se eu fosse um dos casais”, manifestou.

“Agradeço meu esposo, governador Mauro Mendes, que sonha comigo os meus sonhos, à minha equipe na Unaf que está sempre ao meu lado, e à secretária Grasielle, na Setasc, com sua equipe, por todo esforço. Desejo toda felicidade a esses casais. Que Deus os abençoe”, acrescentou a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.

“É uma alegria grande ver que mais de 200 casais estão se unindo hoje pelo casamento abençoado. Nós, eu e Virginia, que estamos há 28 anos casados, sabemos o quanto isso é importante na vida desses casais. É a oportunidade para que eles possam realizar um sonho. Quero agradecer também aos parceiros que trabalharam junto com a primeira-dama Virginia Mendes, porque ela se dedicou de coração para realizar esta grande festa. A família é algo que valorizamos muito, por isso é motivo de comemoração”, destacou o governador Mauro Mendes.

Leia Também:  Governo de MT busca dobrar número de indústrias de beneficiamento de algodão até 2024

Cerca de 1.500 convidados, além de autoridades, testemunharam a cerimônia, que contou com toda a estrutura que um casamento merece. Todo o projeto foi desenhado e acompanhado pela primeira-dama Virginia Mendes com sua equipe da Unidade de Ações Sociais e Atenção a Família (Unaf), gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com a secretária Grasielle Bugalho, e equipe com o apoio do Governo de MT, em parceria com os municípios que se inscreveram, através das Secretarias Municipais de Assistência Social.

“Quero agradecer essa grande ação promovida pela primeira-dama Virginia Mendes, que tanto nos inspira, com o apoio do governador Mauro Mendes, que, através da Setasc e a equipe da secretária Grasielle, puderam organizar esse grande Casamento Abençoado para os municípios do Médio Araguaia, fazendo momento de alegria de centenas de pessoas de realizarem o sonho de suas vidas num local preparado com muito amor e carinho”, disse o prefeito de Água Boa Mariano.

A primeira-dama Juliana de Água Boa destacou o momento de gratidão.

“O nosso sentimento é de total ggratidão à nossa primeira-dama Virginia Mendes, com as equipes Unaf e Setasc, que fizeram acontecer esse casamento maravilhoso aqui no nosso Vale do Araguaia, e também à nossa equipe de Assistência Social de Água Boa e a todas as primeiras-damas que participaram e se empenharam nesse evento maravilhoso, onde a gente pode levar alegria e realizar o sonho de tantas famílias. Esse momento, com certeza, vai ficar marcado em nossas memórias”.

Maria Divina (37) e Félix de Fátima (59) são de Água Boa e vivem juntos há três anos. Maria falou da espera pelo Casamento Abençoado.

Leia Também:  Botelho critica defensores do VLT: “Modal já foi enterrado”

“Nós sempre falamos que iríamos nos casar. Ele é divorciado há 14 anos e eu nunca realizei o sonho de casar, mas hoje, graças a ação do Governo, realizei o meu grande sonho ao lado do homem que eu amo. Tudo o que a dona Virginia Mendes fez é muito bonito, e o Félix se animou também. Estamos realizando esta grande alegria”, contou Maria Divina.

Para oficializar os matrimônios, o Casamento Abençoado contou apoio da Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg–MT); Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Mato Grosso (Arpen-MT); Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), por meio da Corregedoria de Justiça e Justiça Comunitária; Ministério Público do Estado (MPE) e Tabelionatos Civis Municipais. A documentação foi com os registros civis não tem custo para o Estado e para as famílias, contemplando casais com renda total de até três salários mínimos.

Prefeitos, prefeitas e primeiras-damas de outros 12 municípios do Médio Araguaia participaram da cerimônia: José Pereira Maranhão e Elaine Souza Maranhão (Alto Boa Vista); José Bueno e Ana Lúcia Correa Cação Bueno (Campinápolis); Márcio Conceição Nunes de Aguiar e Haiane Morenna (Cocalinho); Voney Rodrigues e Neusa Petrekic (Gaúcha do Norte); João Teodoro Filho e Edvanda Maria da Silva Teodoro (Nova Nazaré); João Machado Neto e Fernanda Rios Mariano (Nova Xavantina); Leonardo Faria Zampa e Isabella Mendonça Paiva (Novo São Joaquim); Elson Faria e Carla Luiza Lima (Serra Nova Dourada); Fernando Gorgen e Fhabianne Siqueira (Querência); Doutor Sandro José da Luz Costa e Suelen Rodrigues dos Santos (São José do Xingu); prefeita Luzia Nunes Brandão e o esposo Vilson de Assis Lourenço Caiado; prefeita Janailza Taveira Leite e o esposo Wemes Leite (São Felix do Araguaia).

De acordo com a organização do evento, já está no cronograma a realização do Casamento Abençoado em Cuiabá.

O evento também foi prestigiado pelas autoridades: representando a Assembleia Legislativa de MT (ALMT), o deputado estadual Dr. Eugênio; vereadores; comandante do Gefron, tenente-coronel Bugalho; secretários municipais; convidados dos noivos e noivas.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  Governo de MT busca dobrar número de indústrias de beneficiamento de algodão até 2024

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA