Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Alunos do curso de programador da Seciteci apresentam soluções tecnológicas em feira de software

Publicados

MATO GROSSO

Formandos do curso de programador de Sistemas (FicDev), oferecido pelo Governo de Mato Grosso, participam, neste sábado (07.10), da Feira de Software que ocorre das 10h às 19h, no Shopping Estação, com acesso gratuito.  Na ocasião, os estudantes vão apresentar os programas desenvolvidos durante o curso com o objetivo de superar desafios da administração pública.

Durante o evento, os alunos terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos para especialistas avaliadores da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e público em geral. Essa é uma das etapas que antecedem a conclusão do curso, iniciado ainda nos primeiros meses de 2023.

A feira servirá não apenas para apresentar os talentos, como também para marcar a reta final para a conclusão do Programa de Formação de Profissionais de Alta Performance, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).

Em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), os estudantes tiveram a oportunidade de concluir a formação em linguagens Java, Genexus, Nodejs e React, com foco nas chamadas ‘profissões do futuro’.

Leia Também:  Vítima é achada no fundo do rio das Primas com pesos amarrados ao corpo

O coordenador-geral do curso de Programador de Sistemas (FicDev), Robson Gomes De Melo, afirma que o evento será fundamental para divulgar à comunidade o desempenho dos alunos, bem como tudo aquilo que vem sendo desenvolvido durante o período de formação.

”Nós fizemos uma seleção de problemas vivenciados em algumas das secretarias do Estado e delegamos essas atividades para que esses estudantes pudessem desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais e eles agora vão fazer a apresentação dessas soluções desenvolvidas durante essa feira”, afirma o coordenador.

Ainda segundo o coordenador, após a etapa de avaliação, a classificação será realizada pela banca de especialistas a partir de indicadores. O público presente também poderá indicar quais sistemas são mais eficientes, de acordo com cada proposta.

Entre os temas dos softwares desenvolvidos pelos formandos estão: gestão de veículos, gestão hospitalar, gestão de armas e boletim de ocorrência. Ainda há outros tópicos levantados a partir de três grandes Secretarias de Estado, como a da Saúde, Educação e Segurança Pública.

Após a realização da feira, os estudantes se preparam para a formatura do curso, que ocorre já na próxima quarta-feira (11.10). Ao todo 190 alunos vão concluir a formação. Desse número, 50 serão selecionados para estagiar durante um ano em setores estratégicos do Governo do Estado, com bolsa mensal de R$ 6 mil. O objetivo do estágio é desenvolver soluções tecnológicas para possibilitar maior eficiência na gestão pública.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Investimentos do Governo de MT em Porto Alegre do Norte somam mais de R$ 111 milhões

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA