MATO GROSSO
“Governo de MT valoriza profissionais com bolsas de formação, revisão da lei de carreira e gratificação por resultado”, afirma secretário
MATO GROSSO
Ele reforça que essa ação faz parte das 30 políticas educacionais do Plano Educação 10 Anos e tem como objetivo identificar as possibilidades de desenvolvimento dos servidores por meio de capacitação e profissionalização.
“É com professores engajados em ampliar seus conhecimentos por meio da formação continuada que estamos melhorando os resultados educacionais para toda a comunidade escolar”, afirma.
Para o secretário, o foco da aprendizagem é sempre o estudante. Mas sem professor, não tem estudante e vice-versa.
“O aprendizado dos 330.637 estudantes da rede está profundamente ligado aos 19 mil professores motivados, em constante aprendizado e sempre envolvidos com a comunidade estudantil e com o processo de ensinar e aprender”, pontua.
Diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o Governo do Estado concedeu o auxílio computador e internet em 2021, possibilitando que os educadores adquirissem notebooks e planos de internet banda larga. Essa medida permitiu que eles pudessem realizar as atividades docentes de forma segura, à distância.
Além disso, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) implementou o Banco de Talentos e bolsas de formação e mentoria, com o objetivo de valorizar e incentivar a qualificação dos professores, além de disseminar o conhecimento e as boas práticas.
A revisão da Lei de Carreira e atualização da Política de Remuneração também trouxeram melhores condições de progressão de carreira e de remuneração para a categoria, incluindo o pagamento do 14º e até 15° salário, por meio da Gratificação por Resultado (GR) a partir deste ano.
Dentre as políticas que compõem essa valorização profissional, destacam-se a atualização da Política de Remuneração, o Banco de Talentos, as Bolsas de Formação e Mentoria, o Clima Organizacional, a Formação de Gestores, o programa Mais Inglês MT para professores, a redução do absenteísmo, a revisão das leis das carreiras da Educação e a implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho.
“Essas ações demonstram o comprometimento do Governo do Estado de Mato Grosso em reconhecer e valorizar o trabalho dos professores, proporcionando melhores condições de trabalho, formação e remuneração. Neste Dia do Professor, é importante celebrar esses 19 mil profissionais que são fundamentais para o desenvolvimento da educação em nosso estado”, finaliza Alan.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.