MATO GROSSO
Agentes do socioeducativo de cinco municípios de MT participam de especialização
MATO GROSSO
O curso ministrado no 44° Batalhão Infantaria Motorizada conta com 40 horas/aula.
O superintendente de Administração Socioeducativa, Iberê Ferreira da Silva Junior, afirmou que a capacitação auxilia na promoção de conhecimento técnico e no desenvolvimento de ações práticas.
“O curso ofertado tem o objetivo de desenvolver e ampliar habilidades e conhecimento dos servidores que atuam no Grupo de Operações Socioeducativas Especializadas, contribuindo assim no desempenho de suas atribuições de forma qualificada e estritamente técnica”, destacou.
A capacitação também visa resguardar a integridade física dos adolescentes privados de liberdade e dos próprios servidores, conforme o gerente estadual da Escola Socioeducação, Jean Monteiro. “Nós preparamos os servidores para melhor desempenhar suas funções, de forma a resguardar a integridade física dos adolescentes privados de liberdade e dos próprios servidores”, pontuou.
Serão ministradas aulas de defesa pessoal e imobilizações, táticas operacionais, técnicas menos letais, habilitação em taser, arma de incapacitação neuromuscular, uso de bastão, além de haver também uma aula sobre a atribuição do operador especializado.
As atribuições do curso são dadas de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Constituição Federal de 1988, Art. 6°, 227, no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e no respeito aos Direitos Humanos.
*Sob a supervisão de Fabiana Mendes
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras

Uma revolução silenciosa está em curso no campo empresarial de Mato Grosso. Isso porque a Inteligência Artificial (IA) – antes restrita às grandes corporações – começa a ganhar espaço entre empreendimentos de pequeno porte do estado. Segundo levantamento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), 17% dos negócios já utilizam algum tipo de tecnologia baseada em IA. Embora ainda minoritário, esse índice aponta para uma transformação que promete redefinir a forma como esses negócios operam e se relacionam com os clientes.
As funções mais requisitadas estão relacionadas a áreas com retorno rápido e visível. O atendimento ao cliente é a principal delas, com 85% das empresas usuárias de IA adotando a tecnologia para automatizar interações, seguidas por gestão financeira (56%) e marketing com análise de dados (54%). Outras aplicações como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%) também começam a ganhar espaço, mas ainda representam uma parcela menor da adoção.
Na visão do gerente de Inovação do Sebrae Mato Grosso, Lucas Moreira, as soluções práticas e acessíveis proporcionadas pela tecnologia na rotina das empresas otimiza processos e permite que os empreendedores dediquem mais tempo às áreas estratégicas do negócio. “A Inteligência Artificial tem enorme potencial para transformar a realidade dos pequenos negócios no nosso estado. Ainda que a adoção dessas ferramentas esteja começando, os resultados já são visíveis para quem está se abrindo para essa mudança”, afirma.
Entre os setores com maior uso da IA estão a indústria, a tecnologia da informação (TI) e o varejo, que combinam maior exigência de controle operacional com abertura à inovação. No entanto, até mesmo em áreas mais tradicionais como comércio e agropecuária, a tecnologia tem sido usada para melhorar o relacionamento com o cliente. Isso porque negócios presenciais priorizam atendimento automatizado, enquanto empresas online se concentram em marketing, segurança e controle de qualidade.
Barreiras
O avanço da IA, entretanto, esbarra em barreiras significativas. A principal é a falta de conhecimento técnico, relatada por 67% dos empresários. Também são recorrentes a resistência à mudança (55%), a ausência de dados para treinar os sistemas (52%) e os altos custos (42%). Essas dificuldades são mais agudas em setores como logística, recursos humanos e qualidade — áreas com alto potencial de ganho, mas ainda pouco exploradas.
“A IA, quando aplicada de forma simples e objetiva, em áreas como marketing, finanças ou relacionamento com o cliente, entrega retorno rápido e direto. Mas é preciso trabalhar na capacitação e no apoio a esses empreendedores para que a tecnologia chegue a mais empresas, e o Sebrae está aqui para ajudar o empresário nesta jornada de inclusão da IA em seu negócio”, ressalta o gerente.
Qualificação
Preparar-se para usar o mundo novo de possibilidades exige mais do que investir em tecnologia. Envolve capacitação, mudança cultural e planejamento. Apesar de metade dos empresários se declararem moderadamente otimistas com a IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la e 26% pretendem investir em treinamentos.
Moreira, destaca que o Sebrae/MT oferece diversos serviços para capacitar o empresário dentro do multiverso da IA. “Estamos fortalecendo a cultura de experimentação e estimulando o uso da IA com ferramentas acessíveis, capacitações práticas e, principalmente, mostrando que qualquer empresa pode e deve dar o primeiro passo. Queremos que o pequeno negócio mato-grossense não apenas acompanhe essa transformação, mas seja protagonista dela. A inteligência artificial não veio para substituir ninguém, mas para dar mais tempo e clareza na tomada de decisões. O futuro já começou e o Sebrae está aqui para caminhar junto com os empreendedores”.
Dados da pesquisa
O estudo foi conduzido por meio de entrevistas telefônicas, entre os dias 2 e 22 de abril de 2025, em todo o estado. Foram entrevistados 1.082 donos de pequenos negócios em Mato Grosso. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
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