Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Produtos da agricultura familiar de MT serão vendidos em feira no Sesc Arsenal

Publicados

MATO GROSSO

Produtos da agricultura familiar passarão a ser comercializados no Sesc Arsenal, em Cuiabá, após o resultado positivo da feira da agricultura familiar durante o Festival Internacional de Turismo do Pantanal – Fit Pantanal, realizada em maio deste ano. A definição do projeto piloto ocorreu durante reunião realizada nesta terça-feira (24.10), na Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf).

A edição piloto da iniciativa será no dia 28 de novembro.

O encontro teve a participação de produtores familiares, representantes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), da Seaf e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (SescMT).

A construção da parceria será formalizada entre as partes via termo de cooperação técnica. A proposta é que a feira seja semelhante ao tradicional Bulixo, referência em cultura e gastronomia, realizado todas as quintas-feiras, no mesmo espaço.

O técnico da Empaer Geraldo Donizete Lucio explicou que a feira da agricultura familiar durante o Festival Internacional de Turismo do Pantanal – Fit Pantanal, serviu de referência. “Foi um sucesso de público e de venda. Fomos procurados pelo Sesc e nos colocamos à inteira disposição em ajudar”, afirmou.

Leia Também:  Politec participa de ação exclusiva para pessoas com deficiência em Campo Novo do Parecis

Segundo Geraldo, a equipe da Empaer e Seaf serão responsáveis por identificar e mobilizar os produtores familiares.

“Nessa primeira reunião foram mobilizados agricultores, representantes de cooperativas, associações e comerciantes. Todos estão bem animados com a expectativa de comercializar seus produtos nos corredores do prédio histórico do Sesc Arsenal”, frisou.

Moradoras da Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, Cecilia Maria Pinho Rodrigues, Maria Veronica Raldi e Jacira Correa Sarate produzem produtos à base de cumbaru, copaíba e jatobá. Elas se disseram animadas com a oportunidade de comercializar seus produtos no espaço.

“Faço biscoitos à base de cumbaru e é o maior sucesso nas feiras. Minhas amigas vendem óleo, sucos e cascas. Vender meus produtos no Sesc Arsenal é realizar um sonho. O espaço é muito bonito”, enfatizou Maria Veronica.

Na apresentação da proposta, o diretor regional do Sesc-MT, Allan Serotini, explicou aos participantes como será a logística da feira. “Todas as terças-feiras, das 17h às 21h, e, dependendo da quantidade de expositores, haverá um rodízio. Mesas para a exposição dos produtos e o que for necessário serão disponibilizados pelo Sesc”, destacou.

Leia Também:  Motociclista bate em poste de iluminação e morre na hora em Cuiabá

De acordo com Allan, também será dado apoio no material de divulgação, com a criação de uma marca própria, barracas serão personalizadas e aventais de identificação.

Ao final da reunião, ficou definido a criação de um grupo para o alinhamento das informações, perfil, entre outros fatores. Toda articulação e definições serão construídos em conjunto entre as entidades e os produtores.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Publicados

em

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

Leia Também:  BR-163 vê triplicar investimentos e gera 845 novos postos de trabalho

Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA