MATO GROSSO
Kalil lidera com folga disputa em Várzea Grande
MATO GROSSO
O prefeito Kalil Baracat (MDB) segue liderando a intenção de voto em todos os cenários eleitorais em Várzea Grande. É o que aponta a segunda rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados para a disputa da Prefeitura de Várzea Grande em 2024.
Na modalidade estimulada – quando uma lista é passada para os entrevistados escolherem entre as alternativas – o atual prefeito aparece com 45% da preferência dos várzea-grandenses.
Atrás desponta os empresários Flávio Frical (PL) com 10%, e Tião da Zaeli (PL) com 5%. A advogada Flávia Moretti que acabou de ser lançada como candidata também pelo PL possui 4%. Brancos e nulos alcançou 14% e não responderam ou não souberam responder 22%. Em comparação com a primeira pesquisa em julho, Baracat cresceu 8%. Frical também cresceu 2 pontos percentuais e Zaeli permaneceu com 5% da preferência dos eleitores.
Já na modalidade espontânea, quando os nomes não são apresentados, Kalil Baracat aparece com 11% da intenção de votos, contra 7% da ex-prefeita Lucimar Campos (União). O deputado estadual Fábio Tardin (PSB), Flávio Frical (PL), Fávia Moretti (PL), Tião da Zaeli (PL) e o vereador Carlinhos Figueiredo (Republicanos) aparecem empatados com 1%. Outros 77% não souberam responder.
O Gazeta Dados também simulou confronto direto entre os pré-candidatos, tendo em vista que não há segundo turno em Várzea Grande. Em uma disputa direta entre Kalil Baracat e Flávio Frical, o prefeito venceria com 49% da intenção de voto caso a disputa fosse hoje. Frical alcança 14% apenas. Nulos e brancos 15% e não souberam ou não responderam 22%. Em uma disputa entre o prefeito e o deputado estadual Fábio Tardin, Kalil chega a 54% contra 10% de Tardin. Brancos e nulos somam 15% e não souberam responder 21%.
Contra Tião da Zaeli, Baracat também marcaria 54% da preferência do eleitorado contra 8% do empresário. Brancos e nulos 16% e os que não responderam chega a 22%.
O Gazeta Dados também trouxe uma simulação entre Kalil e a exprefeita Lucimar Campos (União). Neste cenário haveria um empate técnico se considerar a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Brancos e nulos 13% e não souberam ou não quiseram responder 19%.
Se comparado com a primeira pesquisa de julho, o prefeito cresceu 14 pontos nos últimos 4 meses. Já Lucimar perdeu dois pontos percentuais, isso quando observado este confronto direito entre os dois.
Rejeição
A pesquisa também mediu o nível de rejeição dos postulantes ao comando do Paço Couto Magalhães. A ex-prefeita Lucimar Campos aparece com 13% de rejeição, seguido por Tião da Zaeli com 11%, Kalil Baracat 8% e Flávio Frical 6%. Depois vem Fábio Tardin, Alan da Top Gás e Miltão, todos com 5% cada. A menos rejeitada é a advogada Flávia Moretti com 2%.
Brancos e nulos somam 13% e não responderam 31%. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de novembro e ouviu 600 pessoas de forma presencial. A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso.
A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar, tendo como base o PNAD-IBGE e dados do TSE e TRE/ MT – 2023. A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.


MATO GROSSO
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.
Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.
O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.
“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.
Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).
Sobre o CONCEEL-EMT
O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos
-
MATO GROSSO2 dias atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças
-
MATO GROSSO15 horas atrás
TJMT de uma só vez blinda Grupo Safras, anula venda de ações para fundo e determina perícia para processar recuperação judicial
-
MATO GROSSO15 horas atrás
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município