MATO GROSSO
Estudantes da rede pública municipal fazem apresentação especial na Praça Alencastrov
MATO GROSSO
Estudantes de 11 unidades educacionais da rede pública Municipal fazem nesta terça-feira (12), às 16h, na Praça Alencastro, de uma apresentação especial de encerramento das atividades do ano letivo 2023. O Coral Infanto-Juvenil ‘Canto da Gurizada”, formado por 175 estudantes do 4º Ano, na faixa etária de 9 a 10 anos, será acompanhado por um grupo instrumental formado por professores de música e estudantes.
O coral infanto-juvenil ‘Canto da Gurizada’ foi criado em julho do ano passado como um projeto piloto. Idealizado pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, tem como objetivo, promover atividades artístico-musicais para os estudantes da rede pública municipal com ênfase na educação musical e formação de público. “A participação dos estudantes em atividades artístico-musicais desenvolve habilidades importantes para a formação integral do ser humano. A prática do canto coral é ofertada na rede pública municipal de Educação de forma extracurricular, visando a melhoria da disciplina, da aprendizagem e das relações interpessoais entre os estudantes”, salientou Edilene Machado.
A regente, professora Eliane de Castilho Lírio, contou que o coral infanto-juvenil já realizou atividades musicais nas unidades e apresentações para o grande público, como a abertura do Seminário Integrador, evento da Educação que aconteceu em julho.
O repertório é composto por canções da cultura popular regional, de compositores cuiabanos e mato-grossenses; músicas brasileiras de compositores renomados, assim como do cancioneiro folclórico brasileiro, além de música de cultura de outros países.
Nos ensaios semanais nas unidades educacionais o grupo conta com a participação dos professores de Música da rede pública municipal. E nos ensaios gerais, que acontecem duas vezes por semestre, os coralistas trabalham na finalização das canções.
Serviço:
Apresentação Especial ‘Canto da Gurizada’ 2023
Data: 12/12
Hora: 16h
Local: Praça Alencastro
Repertório – De gotinha em gotinha – Paulo Tatit, Pout pourri – rasqueado e siriri, Cuiabá, musa querida – música autoral, professor Alvani Almeida e alunos da EMEB Maria Elazir, Capital do rasqueado: música autoral, professor Fernando Reis e O Natal é tempo de amar – Debby Kerner.


MATO GROSSO
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.
Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.
O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.
“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.
Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.
Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).
Sobre o CONCEEL-EMT
O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos
-
MATO GROSSO1 dia atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças
-
MATO GROSSO9 horas atrás
TJMT de uma só vez blinda Grupo Safras, anula venda de ações para fundo e determina perícia para processar recuperação judicial
-
MATO GROSSO9 horas atrás
Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município