MATO GROSSO
Sesp entrega novos rádios digitais ao Corpo de Bombeiros para comunicação eficiente entre forças de segurança
MATO GROSSO
A entrega foi realizada pelo secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, no gabinete do Comandante-Geral do CBMMT, coronel BM Alessandro Borges Ferreira.![]()
A digitalização da radiocomunicação representa um avanço para as forças de segurança pública e é uma ação da Coordenadoria de Telecomunicações e Sistemas da Sesp.
Foram entregues 34 rádios portáteis e 10 rádios móveis para viaturas.
“A digitalização do sistema de radiocomunicação no estado é um marco muito importante para as forças de segurança pública, principalmente se tratando de áreas rurais, onde há dificuldade maior de comunicação entre as equipes. O rádio digital quebra essas barreiras, permitindo uma comunicação eficiente entre as equipes e garantindo melhores resultados nos atendimentos.”, destacou o coronel BM Alessandro Borges Ferreira.
O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Cesar Roveri, afirmou que a comunicação segura é fundamental, pois permite a integração entre as forças e mais agilidade na prestação de serviços à população.
“O Governo do Estado investiu R$ 90 milhões e dotou todas as forças de segurança com o que há mais moderno e seguro em radiocomunicação digital no país. Hoje, as polícias falam entre si em qualquer lugar do estado sem a preocupação de que o sinal possa estar sendo copiado por criminosos, como acontecia até pouco tempo. Esse era um sonho de muitos anos que concretizamos em 2023”, disse.
Roveri lembrou que, além de todas as viaturas de rádios digitais e criar centrais de integração das chamadas no interior, o projeto de comunicação digital inclui uma Estação de Rádio Base(ERB) móvel utilizada nas operações do Corpo de Bombeiros no combate a incêndio no Pantanal.![]()
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.