Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mato Grosso tem 58 municípios 100% iluminados com LED e 218 mil lâmpadas instaladas

Publicados

MATO GROSSO

Mato Grosso chega ao fim deste ano com 218.110 luminárias de LED instaladas em 132 municípios pelo programa MT Iluminado. A iniciativa tem o objetivo de transformar o estado no primeiro do país a ter 100% de iluminação de LED, que, atualmente, é a mais moderna e econômica disponível.

O programa do Governo de Mato Grosso é coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e a MT Par, em parceria com as prefeituras. O Estado adquiriu 410.467 luminárias de LED com investimento de R$ 179,2 milhões. Destas, 317.990 já foram entregues para as prefeituras, por meio de convênio.

Os municípios são responsáveis pela instalação das luminárias, formalização do termo de convênio e apresentação do croqui do local onde as lâmpadas serão colocadas, além de fornecer outros documentos técnicos. Até o momento, 58% dos municípios já concluíram a instalação de 100% das luminárias.

A iluminação em LED tem uma série de benefícios. São lâmpadas mais potentes, com maior capacidade de iluminação e mais econômicas do que as luminárias convencionais. Isso traz economia para os cofres públicos, porque as luminárias também são mais duráveis.

Cidades mais iluminadas trazem ganhos para a população, que pode aproveitar a cidade no período noturno com mais segurança, como observa a servidora pública Emília dos Santos, que mora em Novo São Joaquim.

“Com essa iluminação ficou maravilhoso, porque, enquanto a gente está aqui praticando exercícios, cuidando da nossa saúde, as nossas crianças estão ali brincando. Um olho no exercício e outro olho na criança, com total segurança, é um bem-estar maravilhoso”, disse.

Leia Também:  Motivado, novo técnico elogia qualidade do elenco do Cuiabá

Novo São Joaquim recebeu 1.911 luminárias do Governo do Estado. “Hoje temos lâmpadas de LED em todo o município, aqui na sede, nos distritos. Em contrapartida, também compramos braços ornamentais para deixar a cidade mais bonita e segura também. Com certeza nosso município ficou mais iluminado, mais bonito e mais seguro com esse grande programa do Estado”, afirmou o prefeito do município, Leonardo Zampa.

Em Juína, o prefeito Paulo Veronese observou as melhorias na segurança pública após a colocação de 9.361 luminárias. “O programa contribui para melhoria da cidade, enquanto beleza, mas temos visto nos bairros o quanto melhorou na questão da segurança pública”, disse.

O MT Iluminado está presente também nas maiores cidades do Estado. Sorriso é maior de todas que já está 100% iluminadas. “Não podemos olhar somente para a economia de recursos, mas, quando se fala em redução do consumo de energia, se fala diretamente em preservação de nossos recursos naturais e, consequentemente, em sustentabilidade”, afirmou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Em 2023, o município de Cuiabá foi o último do estado a firmar convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Por conta da falta de certidões, a parceria foi feita com a Empresa de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e já foram disponibilizadas 12 mil luminárias.

Leia Também:  Gal Costa, uma das maiores cantoras do Brasil, morre aos 77 anos

“As luminárias de LED são mais eficientes, econômicas e duráveis do que as de vapor de sódio. São um grande ganho para a administração pública. Esse é um ponto. Mas o principal é o bem-estar da população. Já são mais de 200 mil luminárias instaladas no Estado e a diferença que elas fazem para o conforto e segurança de toda a população é perceptível. Em todos os municípios em que eu vou, os prefeitos relatam o impacto que a iluminação de LED trouxe para as pessoas que vivem nessas cidades”, concluiu o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

Veja os municípios 100% iluminados

Acorizal, Apiacás, Araguaiana, Araguainha, Barão De Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Campo Verde, Canabrava do Norte, Castanheira, Cocalinho, Colíder, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Itanhangá, Itaúba, Itiquira, Jauru, Juruena, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Luciara, Nova Guarita, Nova Marilândia, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo Santo Antônio, Paranaíta, Planalto da Serra, Porto Esperidião, Porto Estrela, Ribeirãozinho, Rio Branco, Salto do Céu, Santa Carmem, Santo Afonso, São José do Povo, São José do Rio Claro, São Pedro da Cipa, Serra Nova Dourada, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Tesouro, Torixoréu, Vale de São Domingos, Vera e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional

Publicados

em

Com técnica, disciplina e espetáculo, o kickboxing está conquistando cada vez mais espaço entre as artes marciais no Brasil. E agora é a vez de Mato Grosso se tornar protagonista nessa história. No dia 30 de agosto, Cuiabá sediará pela primeira vez um evento 100% profissional da modalidade: o MT Warriors Championship, com apoio do Governo do Estado.

A competição será realizada no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, ao lado da Arena Pantanal, com entrada gratuita e uma estrutura de padrão internacional. O evento reunirá 12 lutas profissionais, incluindo duas disputas de cinturão reconhecidas pelas principais entidades da modalidade no Brasil e no mundo: a CBKB PRO (Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional) e a WAKO PRO (World Association of Kickboxing Organizations).

Mais do que um torneio, o MT Warriors representa um marco simbólico para o kickboxing em Mato Grosso. É o início de uma nova era para a modalidade no estado, que passa a integrar com força o cenário competitivo nacional. Os três atletas de melhor desempenho na noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.

O que é o kickboxing?

O kickboxing é uma arte marcial moderna que combina técnicas do karatê, boxe, taekwondo, muay thai, resultando em um sistema de combate completo, dinâmico e altamente técnico. Nascido no Japão e nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, o esporte rapidamente se difundiu pelo mundo, sendo hoje praticado em mais de 100 países.

Leia Também:  VÍDEO: echamento de prostíbulos no bairro do Porto em Cuiabá leva mulheres para praça pública; ‘Operação Retomada’ visa combater funcionamento ilegal

Dentro do ringue, o kickboxing exige velocidade, precisão, equilíbrio, estratégia e resistência. Fora dele, oferece disciplina, autoconfiança, foco, respeito e domínio emocional — valores que fazem do esporte uma verdadeira escola de formação física e moral, especialmente para jovens.

“O kickboxing é muito mais do que uma luta. É uma ferramenta de transformação pessoal e social. Com ele, muitos jovens encontram propósito, autodisciplina e oportunidade de crescimento. Esse evento profissional é um divisor de águas para a modalidade em Mato Grosso”, afirma Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).

Esporte com apoio e reconhecimento

Com premiação recorde de R$ 50 mil, o MT Warriors Championship reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em Mato Grosso. A competição será o maior evento da modalidade já realizado no estado, tanto em estrutura quanto em reconhecimento técnico.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, o apoio do governo tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte e dar visibilidade a talentos locais.

Leia Também:  VÍDEO: Buraco aberto e cheio de água é encontrado ao lado da UPA do Cristo Rei, em Várzea Grande. Um ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue ao lado de uma unidade de saúde.

“Estamos investindo em estrutura, valorizando os atletas e fortalecendo diversas modalidades. O kickboxing está crescendo no Brasil e Mato Grosso agora faz parte desse movimento. O MT Warriors é o início de um novo ciclo, com mais oportunidades e visibilidade para nossos atletas.”

O evento também marca a reabertura do Palácio das Artes Marciais, que está sendo revitalizado pelo Governo do Estado. O espaço contará com ambiente climatizado, vestiários, arquibancadas, pórtico de entrada, paisagismo e iluminação moderna, reafirmando o compromisso com a qualidade e a segurança das práticas esportivas.

Mato Grosso no caminho da excelência

Além de atletas de Mato Grosso, o MT Warriors contará com competidores do Paraná, São Paulo, Rondônia e Campo Grande, fortalecendo o intercâmbio esportivo entre estados e posicionando Cuiabá como sede de grandes eventos de combate.

“Estamos saindo de um patamar amador para entrar de vez no cenário profissional. Esse evento mostra que é possível, com apoio institucional e dedicação, levar nossos atletas a outro nível”, conclui Mateus Noya.

A pesagem oficial dos atletas será realizada no dia anterior à competição, e a expectativa é de casa cheia, com mais de mil pessoas no Palácio das Artes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA