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SER Família Capacita realiza formatura de mais duas turmas em Cáceres

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Mais duas turmas dos cursos de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial e Pintor de Obras Imobiliárias foram concluídas nesta sexta-feira (12.01), no Comando de Fronteira JAURU/66º Batalhão de Infantaria Motorizada, no município de Cáceres (219 km de Cuiabá). Os cursos foram concedidos gratuitamente pelo Governo de Mato Grosso, por meio do Programa SER Família Capacita, nesta sexta-feira (12.01).

Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o programa já concluiu mais de 350 turmas em 117 municípios de Mato Grosso.

A secretária adjunta de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Marilene Marchese, representou a secretária da Setasc, Grasi Bugalho, na solenidade. De acordo com Marilene, a secretária Grasi tem se empenhado para que o programa consiga formar cada vez mais alunos nos cursos ofertados pelo Governo do Estado.

“Temos que lembrar que são 50 mil vagas em diversos cursos de excelência. No ano de 2023, tivemos um número de turmas formadas bastante representativo. Hoje é um dia de muita alegria, pois estamos entregando os certificados para mais duas turmas completas. Porque para nós é muito importante que não haja nenhuma desistência e principalmente, por estarmos formando alunos de um Comando de Fronteiras”, declarou a secretária adjunta Marilene.

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Segundo o coronel do Exército Brasileiro, Leandro Basto Pereira, a parceria com o Governo de Mato Grosso, Senai e Exército é importante porque dá oportunidade de o público interno obter uma qualificação.

“Já tivemos vários cursos no nosso Batalhão, como o de gesso e pintura de imóveis, entre vários outros que têm nos ajudado a qualificar o nosso militar. Aqueles militares que ‘dão baixa’ saem com uma qualificação e aptos ao mercado de trabalho”, afirmou o coronel Leandro.

O cabo José Claudio Eguez finalizou, junto com outros 19 alunos, o curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial. Ele conta que o curso agregou muito à sua experiência e que o auxiliará a ter uma profissão após o seu desligamento da área militar.

“Como eu estou na reta final da área militar, com 26 anos, este curso foi muito importante nesta fase da minha vida. Foi gratificante ter essa oportunidade e agradeço, porque o meu pensamento é evoluir e conseguir um bom emprego e futuramente dar aulas, capacitando outras pessoas”, declarou.

Já o curso de Pintor de Obras Imobiliárias formou 20 alunos, entre eles o soldado Edilson Ferreira Nascimento Júnior. Ele aponta que os cursos contribuem para a qualificação e auxilia na busca de um emprego.

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“Há uma escassez de trabalhadores profissionais qualificados, e quando há a oportunidade de fazer um curso como este temos que fazer. Foi um curso muito bom, com um professor excelente e o Batalhão deu todo o apoio, junto com o Governo do Estado de Mato Grosso para nós fazermos tanto este, como outros cursos. Eu já estou colocando em prática o que aprendi, pintando a minha casa e o comércio do meu pai”, finalizou.

Cursos do SER Família Capacita

Para saber mais sobre o Programa SER Família Capacita e seus cursos, basta acessar o site da Setasc por meio do endereço eletrônico www.setasc.mt.gov.br/serfamiliacapacita.

No local é disponibilizado o link para a pré-inscrição nos cursos oferecidos em todos os 141 municípios de Mato Grosso e também o link do Senai, com informações sobre os cursos oferecidos.

As informações também podem ser acessadas por meio dos telefones 0800 777 9737 e (65) 9 9806-3806 (Whatsapp).

Fonte: Governo MT – MT

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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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