MATO GROSSO
Semana D contra dengue em Mato Grosso será de 18 a 30 de março
MATO GROSSO
SES-MT convoca todos os municípios para aderir à ação, que se estenderá por mais de uma semana no Estado
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) irá realizar a “Semana D” contra a dengue entre 18 e 30 de março de 2024. O órgão apoiará ações municipais que ocorrerão em consonância com a mobilização nacional deste sábado (02.03), proposta pelo Ministério da Saúde, e convocará os municípios para aderir à ação do Estado, que se estenderá por uma semana.
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a escolha pela “Semana D” tem o objetivo de facilitar a articulação junto às gestões municipais e propor um cronograma efetivo de combate à dengue.
“A ‘Semana D’ é uma tentativa de unir forças e envolver diversos setores da sociedade nos municípios, de forma a construir uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso. Os municípios têm autonomia para realizar ações direcionadas ao Dia D, proposto pelo Ministério da Saúde, e a SES também trabalha em uma grande mobilização entre os dias 18 e 30 de março”, explica.
A “Semana D” propõe um cronograma intitulado “Ação Casa Limpa”, que consiste na visita a estabelecimentos e residências para a eliminação dos criadouros, visando a limpeza e o recolhimento de possíveis criadouros. O Estado planeja a ação, mas contará com o apoio dos municípios, que são responsáveis pela a execução das ações de combate às arboviroses.
Todas as datas da ação também serão destinadas à limpeza de residências. Veja o cronograma da “Semana D”:
18 de março – Escolas Municipais e Estaduais;
19 de março – Hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA);
20 de março – Farmácias;
21 de março – Órgãos públicos e privados;
22 de março – Entidades de classe;
23 de março – Instituições religiosas;
25 de março – Instituições de nível superior;
26 de março – Bancos e comércio;
27 de março – Supermercados;
28 de março – Rodoviárias, aeroportos e terminais de ônibus;
29 de março – Bares e restaurantes;
30 de março – Ação em um bairro de cada município.


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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