Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Seduc alerta gestores escolares sobre prazo para retificação de dados do censo 2023

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) alerta aos gestores escolares que o Sistema Educacenso-Inep abriu o prazo para conferência, ratificação e retificação de eventuais erros nas informações prestadas pelas escolas referentes aos estudantes durante o Censo Escolar da Educação Básica 2023.

As unidades escolares têm até o dia 15 de abril para inserir os dados, conforme determina a Portaria N°. 73/2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O censo escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica no país. Os dados coletados no levantamento servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

O levantamento também auxilia na compreensão da situação educacional no Estado e no acompanhamento da efetividade das políticas públicas, uma vez que são apuradas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, estudantes, gestores e profissionais em sala de aula.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, orienta que os gestores precisam checar, validar ou corrigir eventuais erros relacionados à Situação de Rendimento ou Movimentação dos estudantes declarados na Matrícula Inicial de 2023, pois, a exatidão é importante para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 

Leia Também:  Gestão Emanuel Pinheiro atende com climatização total 98,8% das unidades de ensino de Cuiabá; Projeto foi delineado pela primeira-dama

“A retificação dos dados deve ser feita por todas as escolas públicas municipais, estaduais e federais, além das escolas privadas de Mato Grosso. Nessa etapa, são preenchidos os dados sobre a movimentação dos estudantes, caso tenham sido transferidos ou deixado de frequentar as aulas, por exemplo, além do rendimento de aprendizagem no ano letivo de 2023”, pontuou o secretário.

Segundo Rodrigo Jacob, coordenador do Censo Escolar da Seduc, a disponibilização dos relatórios por escola no módulo Situação do Aluno, contendo os dados finais de rendimento e movimento escolar, está prevista para o dia 10 de maio.

“A divulgação dos indicadores de rendimento escolar no portal do Inep também está prevista para 10 de maio”, disse, ao reforçar que após o encerramento das retificações, é importante imprimir o recibo e os relatórios”, explicou Rodrigo.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Governo de MT entrega armamentos não letais para a Polícia Militar

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA