MATO GROSSO
Detran-MT realiza ações educativas sobre segurança no trânsito em todo o Estado
MATO GROSSO
O Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou, nos primeiros dez dias de maio, diversas ações educativas dentro da campanha do Maio Amarelo deste ano. Nesta edição, a campanha tem como tema esse ano: “A paz no trânsito começa por você”, e será realizada ao longo do mês de maio.
O objetivo das ações, que estão sendo organizadas pela Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito, é alertar sobre a violência no trânsito e a importância da educação entre condutores, pedestres e ciclistas para um ambiente mais seguro.
“Esta campanha objetiva a reflexão sobre a violência no trânsito, que é um problema real. Queremos que todos reflitam sobre isso e ajam de forma segura no trânsito. É importante perceber os riscos e adotar comportamentos seguros. A educação é muito importante para a segurança viária. Queremos que as pessoas saibam o que é certo, percebam os riscos e façam a sua parte. Nossa prioridade é orientar, para que se evite o cometimento de infrações”, destacou a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.
A campanha teve início em Mato Grosso no dia 02 de maio, quando foi realizado um Pit Stop Educativo, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça em Cuiabá, e cerca 640 pessoas receberam orientações sobre condutas seguras no trânsito.
Nos dias 03, 06, 07 e 09 de maio foram realizadas palestras educativas em empresas de Cuiabá. Cerca de 221 colaboradores de uma empresa receberam orientações sobre temas referentes à legislação e segurança no trânsito. Também no dia 03 de maio, a Escola Estadual Arena Pantanal recebeu um circuito de palestras educativas, que contou com a participação de 500 alunos. Entre os assuntos abordados estão: fatores de riscos que causam acidentes de trânsito, importância da sinalização de trânsito e de atravessar na faixa de pedestre e uso do cinto de segurança.
Já em Várzea Grande, no dia 04 de maio, foi realizada a ação “Amigo da Rodada” no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), onde 250 pessoas foram abordadas com a intenção de sensibilizar sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção. No dia 06 de maio, foi realizada palestra para 200 colaboradores de uma empresa em Várzea Grande.

Enquanto isso, no interior do Estado, a 4ª Ciretran de Cáceres realizou passeio ciclístico, no dia 04 de maio, com participação de aproximadamente 2.800 pessoas participaram da ação.
“Toda população está convidada a participar deste momento, de trazer para si essa reflexão sobre as atitudes no trânsito. Se passarem por alguma ação do Detran e ou das forças de segurança, podem parar, conversar, bater um papo, tirar dúvidas, estamos sempre à disposição para orientar a todos, especialmente neste mês”, acrescentou a coordenadora.
Confira a programação Maio Amarelo em todo o Estado
Dia 11/05 (integral) – Evento Família na Escola no Distrito Nova Esperança
Dia 12/05 às 18h – Apresentação humorística com Nico e Lau “No trânsito, fica esperto”, em Dom Aquino
Dia 13/05 às 7h30 às 08h30 – Palestra orientativa aos colaboradores da Águas Cuiabá (Bairro Carumbé)
Dia 14/05 (integral) – Palestra e atividade lúdica na Creche Amor de Mãe
Dia 15/05 das 8h às 12h – Atendimento na empresa Solidez Transportes (Detran e Sest Senat)
Dia 15/05 das 14h às 16h – Palestra orientativa aos colaboradores da CAOA, Várzea Grande
Dia 16/05 das 8h às 9h30 – Palestra orientativa aos colaboradores da APR Energy, em Cuiabá
Dia 17/05 (integral) – Palestra orientativa na Escola Estadual Maria Muller São Vicente
Dia 18/05 às 8h às 12h – Amigo da Rodada na Rota do Peixe (São Gonçalo Beira Rio)
Dia 20/05 às 9h – Roda de conversa na pista de testes
Dia 22/05 das 8h às 12h – Atendimento na empresa Carvalima Transportes (Detran e Sest Senat)
Dia 22/05 (integral) – Palestra orientativa aos alunos da Escola Estadual Garcia Neto, em Várzea Grande
Dia 23/05 (integral) – Encontro Cetran no auditório do Detran, em Cuiabá
Dia 24/05 (integral) – Encontro PNATRANS no auditório do Detran, em Cuiabá
Dia 24/05 às 14h – Palestra orientativa com os universitários da UNIVAG, em Várzea Grande
Dia 25/05 das 8h30 às 11h30 – Abordagem ao Cidadão na concessionária Honda, em Cuiabá
Dia 26/05 às 17h – Apresentação humorística com Nico e Lau “No trânsito, fica esperto”, em Itanhangá
Dia 27/05 (integral) – Palestra aos alunos da Escola Senai, em Cuiabá
Dia 28/05 (integral) – Palestra aos alunos da Escola Senai, em Cuiabá
Dia 29/05 (integral) – Palestra aos alunos da Escola Senai, em Cuiabá
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.
“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”
A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.
“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.
“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou
Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.
“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial
-
MATO GROSSO19 horas atrás
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais
-
MATO GROSSO19 horas atrás
AACCMT destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil