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Com Cozinha Show Rural e degustação, FEAFTUR será vitrine dos produtos da agricultura familiar de MT

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De 30 de maio a 2 de junho, a Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural (FEAFTUR) será uma vitrine de produtos da agricultura familiar e peças de artesanato de diversas regiões do Estado, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal, a FIT Pantanal. A entrada é gratuita.

A feira é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Os visitantes terão a oportunidade de explorar uma ampla gama de produtos de qualidade, incluindo queijos, remédios naturais, café, banana, cosméticos naturais, mel, mudas de pequi, temperos naturais e artesanatos tradicionais.

Nos dias 30 e 31, a feira será aberta ao público às 17h e nos dias 1º e 2 de junho, às 16h.

Um dos destaques do evento será a Cozinha Show Rural, com o tema “Sabores, Saberes, Fazeres e Comeres”. Esta atração contará com performances de oficinas vivas, rápidas e de degustação, oferecendo uma imersão nos sabores regionais através de produtos como pequi, baru, babaçu, café, cacau, queijos, mandioca, banana e coquetéis. Além disso, as Apresentações Raízes trarão cantos, contos, causos e acasos apresentados pelos próprios feirantes, criando uma interação rica e cultural com o público.
Feira abordará, entre outros temas, tendências tecnológicas para as cadeias produtivas da agricultura familiar – Foto: Secom-MT

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A FIT Pantanal, que ocorrerá simultaneamente, traz como tema central “Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro & Negócios”.

O evento realizado em parceria entre o Governo de Mato Grosso e o Sistema Fecomércio-MT terá uma extensa e diversificada programação ao longo dos quatro dias, com o objetivo de fortalecer o turismo na interface entre campo e cidade.

A feira apresentará as tendências tecnológicas para as cadeias de valor da agricultura familiar, criando um ambiente favorável para relacionamentos, aquisição de conhecimentos e realização de negócios.

“Essa é uma oportunidade de destacar a importância da agricultura familiar para a economia regional e promover o turismo local, ao mesmo tempo em que celebra a rica cultura e os sabores de Mato Grosso”, destacou o secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.

A expectativa é receber milhares de visitantes, fortalecendo o setor e incentivando novas parcerias e investimentos.

Fonte: Governo MT – MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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