Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros realiza atividades educativas em Alto Araguaia e Primavera do Leste

Publicados

MATO GROSSO

O Projeto Bombeiros do Futuro, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, realizou neste sábado (25.05) atividades educativas em Alto Araguaia e Primavera do Leste. O projeto oferece formação básica e desenvolvimento integral a crianças e adolescentes em vários municípios do Estado.
Em Alto Araguaia (a 422 km de Cuiabá), houve uma aula de defesa pessoal na unidade do 1º Núcleo Bombeiro Militar (NBM), com o objetivo de aprimorar as habilidades físicas e mentais dos participantes.
“Essas iniciativas são fundamentais, pois, além de transmitir conhecimentos práticos, trabalham aspectos essenciais como autoconhecimento, autocontrole, autoconfiança e autoestima. Desenvolver essas habilidades desde cedo é crucial para que os alunos possam se defender eficazmente no futuro”, destacou o sargento BM Roberto Tadeu de Lima.
Em Primavera do Leste (a 243 km de Cuiabá), os alunos do projeto participaram de uma palestra sobre educação financeira, abordando temas como planejamento orçamentário, economia, investimentos e a diferença entre necessidades e desejos.
“O objetivo do projeto é formar jovens cidadãos conscientes e preparados para os desafios do dia a dia. Incluir temas como educação financeira demonstra nosso compromisso em proporcionar uma formação abrangente e integral aos participantes”, explicou o comandante da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM), capitão Bruno Iop.
O Projeto Social Bombeiros do Futuro oferece formação básica em atividades voltadas principalmente para a disciplina militar e conhecimentos de bombeiros, abrangendo prevenção de acidentes, primeiros socorros, técnicas de salvamento e outras habilidades relacionadas à atuação dos bombeiros.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sine MT disponibiliza 2,1 mil vagas de emprego nesta semana
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Setasc abre inscrições para pessoas com autismo concorrerem a ingressos do jogo do Cuiabá na Arena Pantanal

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Governador vai encaminhar proposta ao Confaz para manter congelamento de ICMS

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA