MATO GROSSO
Famílias de Cuiabá e Várzea realizam o sonho da casa própria com apoio da primeira-dama do Estado e MT Par
MATO GROSSO

As famílias contempladas pertencem às faixas 1, 2 e 3 do programa SER Família Habitação, com renda familiar de R$ 2.640,00 a R$ 8.000,00. Para a primeira-dama de Mato Grosso, essa é a realização de um sonho tanto para as famílias beneficiadas quanto para ela.
“Primeiramente, quero agradecer a Deus e a todos que estão aqui neste domingo. Este é um ato de muito amor e respeito a todas as famílias que receberão suas casas. Gratidão ao governador por permitir que eu realizasse esse sonho junto com o presidente Wener, que é nosso grande parceiro, e tem se dedicado intensamente por esse projeto que vai mudar a vida de muitas famílias. Esse sonho não é apenas das famílias contempladas, mas também é meu, porque sonhei junto com elas, e hoje me sinto realizada”, declarou Virginia Mendes.
Virginia também deixou uma mensagem para que os homens respeitem as mulheres, sejam elas mães, esposas, namoradas ou irmãs. “Gostaria de pedir a todos os homens que estão aqui que respeitem suas esposas, suas opiniões, ouçam mais, porque muitas vezes não somos ouvidas”.
O evento também contou com um culto ecumênico dedicado às famílias, com a participação do Padre Tony e do Ministério Fábio Lima; Robson Costa, líder da Renovação Carismática Católica; e, após o encerramento da cerimônia, os convidados receberam o show com o padre Fábio de Melo.
“Receber a bênção do padre Tony foi algo maravilhoso, não podemos fazer nada que não esteja ao alcance dos olhos do nosso Deus; as palavras do querido Robson Costa também encheram os corações de todas as famílias de esperança e fé; o show com o padre Fábio de Melo fechou a noite com chave de ouro. Posso apenas agradecer a Deus por tudo o que Ele tem nos concedido”, destacou Virginia Mendes.
Mauro Mendes destacou a presença ativa da primeira-dama Virginia Mendes como articuladora do programa SER Família Habitação e de todas as ações sociais. “Esse programa nasceu a pedido da primeira-dama Virginia Mendes, que tem sido uma grande cobradora para que todas as ações sejam realizadas no dia a dia”.
De acordo com o presidente da MT Par, o sucesso do programa SER Família Habitação se deve à responsabilidade social do atual governo. “Este é um programa muito bem estruturado e instruído pelo nosso governador Mauro Mendes, que, além de governador, é engenheiro e prioriza o compromisso com a população. Além disso, este programa foi muito bem conduzido pelo coração e sentimento da primeira-dama Virginia Mendes. Agradeço à nossa madrinha por todo suporte que ela nos dá para o sucesso deste grande programa”, disse Wener.
Wener Santos lembrou das condições em que o governador Mauro Mendes encontrou o Estado, com mais de dez mil unidades habitacionais abandonadas no início de seu mandato, em 2019. “O governador tinha a preocupação de concluir essas obras para dar início a um novo projeto. E só depois de concluídos esses empreendimentos é que ele deu início a uma nova realidade com o programa SER Família Habitação”, falou.
Ainda na cerimônia, 39 famílias do residencial Novo Sol II, de Várzea Grande, receberam as chaves de suas novas casas. O governador Mauro Mendes entregou ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo Estadual a destinar áreas públicas para a construção de cerca de 2.016 unidades habitacionais nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.
Emocionada, dona Ivonete Martins, conhecida como Nega, foi a primeira a receber a chave de sua casa, localizada em Várzea Grande. “Há 14 anos tive o sonho de conseguir nossa casa própria frustrado porque não tínhamos o dinheiro da entrada. Graças a Deus, com a ajuda do Governo do Estado, conseguimos, e não precisamos nem mexer no FGTS do meu filho. Nossa parcela vai ficar menor que o aluguel. Gratidão à primeira-dama Virginia Mendes por este projeto lindo e maravilhoso”.
Participaram da cerimônia a senadora Margareth Buzetti; o deputado federal Abílio Brunini; o deputado estadual Paulo Araújo; Cidinho Santos, diretor-presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, acompanhado de sua esposa Marli Becker; os secretários de Estado, Cel. Grasi Bugalho da Setasc; Laice Souza da Secom; Jefferson Neves da Secel; o vereador Dilemário Alencar; e outras autoridades.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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