Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Várzea Grande vai economizar 12 milhões por ano com lâmpadas de LED

Publicados

MATO GROSSO

Sustentabilidade e economia. É assim que prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), resume as ações que têm permitido a troca de lâmpadas de tecnologias mais antigas – à base de vapores metálicos (de mercúrio e de sódio) – por materiais em LED. Com cerca de 80% da cidade contemplada, a atual gestão do MDB passou a economizar em média, R$ 1 milhão por mês na conta de energia, somente com a iluminação pública das ruas. Por ano, a expectativa chega a R$ 12 milhões.

A Avenida Mário Andreazza, que se tornou um eixo de mobilidade ligando Várzea Grande à capital Cuiabá, bem como às principais saídas do estado, é um grande exemplo e retrata essa modernização. A via está mais bonita e mais segura após receber lâmpadas em LED, intensificando uma etapa importante de desenvolvimento e transformação da cidade. A prefeitura avança em princípios básicos como infraestrutura, segurança e em sustentabilidade. Já são mais de 30 mil lâmpadas instaladas. Em alguns pontos, como Mário Andreazza, Estrada da Guarita e Avenida Chapéu do Sol, a troca foi total.

Como destaca o prefeito emedebista, as trocas contemplaram e seguem beneficiando pontos da cidade localizados em área mais centrais, como nos bairros. “Essa tecnologia oferta maior luminosidade, durabilidade e menor consumo de energia elétrica, permitindo o uso mais racional dos recursos naturais. Além do ganho imaterial em sustentabilidade, a conta de energia reduz cerca de 50%, o que nos permite investir mais em outras áreas, em outras frentes pela cidade”.

Leia Também:  Mais de 3,1 mil vagas de emprego são ofertadas pelo Sine-MT esta semana

As lâmpadas são fruto de uma parceria entre a prefeitura municipal e o governo de Mato Grosso, dentro do Programa MT Iluminado, iniciada em junho de 2022. Até o final deste ano, as principais ruas e avenidas da segunda maior cidade do Estado irão receber ainda mais 5 mil novas lâmpadas em LED.
Mas além das lâmpadas em si, que são entregues pelo programa estadual, cabe ao Município uma outra parcela de investimentos para que a modernização da iluminação se concretize. Como explica o prefeito emedebista, somente no trecho da ponte até o Trevo do Lagarto, a Mário Andreazza recebeu mil novas lâmpadas. “Os novos postes e serviços de mão de obra são realizados pela prefeitura. Nessa extensão de cerca de 6km, foram instalados 343 postes e seis transformadores para alimentar o sistema de iluminação que acaba de ser concluído e entregue à população”.

“Existem estudos que comprovam a importância da iluminação das ruas para a segurança pública. Há relatos de experimentos, inclusive fora do Brasil, em que houve redução de 36% nos crimes ocorridos durante a noite em vias que receberam reforço na iluminação. Por entender essa importância, paralelo ao MT Iluminado, a prefeitura, com recursos próprios já promoveu a troca de outras 10 mil lâmpadas em LED pela cidade. Os locais onde, por acaso não tiver havido a contemplação pelo programa, a própria prefeitura está realizando a substituição das lâmpadas antigas por LED”, explica Baracat.

Leia Também:  VÍDEO: Público reclama de atraso no show de Lucas Neto, previsto para este sábado à tarde, no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá

Além da iluminação da Avenida Mário Andreazza, as novas luminárias podem ser vistas ao longo da Avenida Arthur Bernardes, Estrada da Guarita, por bairros como o grande Cristo Rei, e a rodovia Leôncio Lopes de Miranda ou Estrada da Praia Grande, outro importante eixo de mobilidade que liga o bairro Costa Verde aos distritos de Bonsucesso e Praia à Rodovia dos Imigrantes.

O LED também integra projetos de construção e de revitalização de novas praças. “Estamos deixando para trás uma tecnologia precária, obsoleta e de alto custo para os cofres municipais, para incentivar a adoção do LED que é ambientalmente e financeiramente sustentável: reduz as emissões de CO² na atmosfera e ainda diminui o valor da conta de energia elétrica. Nosso próximo passa nessa dobradinha ‘sustentabilidade e economia’ é a implantação da nossa própria usina de geração fotovoltaica”, anuncia Baracat.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week

Publicados

em

A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.

Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.

Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.

Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.

“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.

Leia Também:  VÍDEO: Alunos da Escola Municipal Estevão Alves Corrêa, ficam assustados e choram, após prédio do colégio ser atingido por fogo na tarde desta quinta-feira, na comunidade de Rio dos Peixes

A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.

Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.

Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.

Mais informações:

Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA