Search
Close this search box.
CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Acrismat e Sindifrigo pedirão prorrogação de incentivos para a suinocultura ao Governo do Estado

Publicados

AGRONEGÓCIO

Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e o Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), vão recorrer ao Governo do Estado para solicitar a prorrogação de incentivos para o setor da suinocultura e das indústrias frigoríficas. Os incentivos concedidos se encerram no final deste mês de junho, e de acordo com os setores envolvidos, são fundamentais para a manutenção e o desenvolvimento das atividades no estado.

Para a suinocultura, a associação pedirá a prorrogação do valor do crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder), que se encerra no último dia deste mês de junho. Atualmente o crédito presumido do ICMS é 75% para animais enviados para abate em outros estados.

“A capacidade de abate de suínos aqui em Mato Grosso não atende o volume da nossa produção, e por isso é necessário que parte dos animais sejam enviados para abate em outros estados. Conseguimos a redução de 12%, para 3% no crédito presumido para operações de animais enviados para fora de estado para abate e engorda. Essa medida, sem dúvida, é fundamental para a manutenção da atividade que tanto contribui para o desenvolvimento do estado”, pontuou o presidente da Acrismat Frederico Tannure Filho.

Leia Também:  Termina nesta sexta-feira o 33° Congresso Brasileiro de Agronomia

Já para os frigoríficos o pedido é de prorrogação na redução da alíquota do ICMS para frigoríficos de suínos, com operações internas e interestaduais de produtos oriundos da suinocultura.

Os pleitos contam com apoio do Fórum Agro MT e da Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso (FPA-MT).

Sisbi

Há pelo menos dois meses a Acrismat levantou o debate sobre a falta de médicos veterinários que possam trabalhar na habilitação de frigoríficos no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), em plantas que comercializam a carne suína. Segundo levantamento, atualmente são mais de 20 plantas frigoríficas que aguardam a certificação do Sisbi, sendo três delas que abatem suínos.

De acordo com diretor executivo da acrismat, Custódio Rodrigues, a habilitação desses estabelecimentos no Sisbi, abrirá novos mercados nacionais para a venda da produção de carne suína em Mato Grosso.

“Mato Grosso não consome toda a carne suína que produz e por isso enviamos muitos animais para serem abatidos em outros estados. Precisamos dar condições para que esses animais sejam abatidos aqui, e que estes estabelecimentos possam comercializar esses produtos em todo o território nacional, o que vai gerar mais emprego e renda em nosso estado, e para isso é fundamental darmos celeridade para resolver esse gargalo”, explicou.

Leia Também:  Mato Grosso: abates de bovinos recuam em agosto

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), Emanuele Almeida, informou que existem atualmente 21 pedidos de frigoríficos pleiteando a equivalência do Serviço Veterinário Oficial do Ministério da Agricultura para o serviço estadual, que é o Sisbi.

“Hoje o principal gargalo que o Instituto enfrenta para conseguir liberação deste certificado é a falta de veterinários, para que sejam colocados à disposição das indústrias. A solução para resolver esse entrave é solicitar ao governo a convocação de novos médicos veterinários”.

Dilmar Dal Bosco, em reunião com o setor produtivo no final do mês de maio, afirmou que a FPA-MT levará ao governador Mauro Mendes o pedido de contratação de novos médicos veterinários, bem como procurar o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e a bancada de senadores e deputados federais de Mato Grosso para se necessário, alterar a legislação, e permitir que os frigoríficos contratem profissionais capacitados para prestarem esse serviço.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível

Publicados

em

A expectativa só cresce para um dos momentos mais esperados da 57ª Expoagro de Cuiabá. No sábado, 12 de julho, a arena de shows do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco de uma noite histórica com duas potências do sertanejo feminino: Ana Castela e a dupla Maiara & Maraísa. Juntas, elas prometem agitar o público com uma apresentação memorável que já está entre os destaques da edição deste ano.

Os ingressos estão quase esgotados, e quem quiser garantir presença precisa correr. As entradas podem ser adquiridas online pelos sites www.blackticket.com.br e q2ingressos.com.br, além dos pontos de venda físicos: Prime Eventos (Shopping 3 Américas), Casa de Festas (Pantanal Shopping) e Livraria Janina (Várzea Grande Shopping). Os valores variam entre R$ 70 (meia-entrada ou ingresso solidário) e R$ 500 (inteira no camarote open bar Brahma).

A “noite das patroas” é parte da programação musical da Expoagro 2025, que acontecerá de 11 a 20 de julho. Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a feira contará com dez noites de shows para todos os gostos. Entre os nomes confirmados, estão Léo Santana e Ferrugem (sexta, 18/07), além de Zé Neto & Cristiano e Hugo & Guilherme (sábado, 19/07).

Leia Também:  Greening cresceu 56% em um ano. Citricultores devem entregar relatório até dia 15

A programação também inclui momentos dedicados à fé. A noite gospel será na segunda-feira, 14 de julho, com Silvani Chaves, Yuri Lima, Banda Voz da Verdade e Arimateia Music. Já o encerramento, no domingo (20), será voltado ao público católico, com apresentações do Padre Adriano Zandoná, Irmã Ana Paula e atrações regionais.

Com exceção dos dias 12, 18 e 19 de julho, a entrada na Expoagro será gratuita. Basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.

A 57ª edição da Expoagro é fruto da parceria entre o Sindicato Rural de Cuiabá e a Ditado Produções, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (ALMT), Famato, Fiemt e Fecomércio. Um evento que promete reunir música, solidariedade e tradição em uma das maiores festas do estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA