Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Exposição fotográfica sobre o Pantanal fica em cartaz até 30 de junho em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

A exposição fotográfica Pantanal +10 Águas ficará em cartaz até o dia 30 de junho, na Galeria 705, localizada na Praça da Mandioca, em Cuiabá. O evento retrata as transformações na maior planície alagável do planeta durante 10 anos (2020 a 2030), a mostra faz parte do projeto Pantanal +10, que é patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Com o tema Águas, a mostra se concentra na dinâmica hídrica do Pantanal, ilustrando como as atividades humanas afetam as águas e as comunidades ribeirinhas. A exposição conta com dezenas de fotos do fotógrafo José Medeiros e instalação com obras dos artistas Babu 78, Adriana Milano, Eugênia Vieira, Gervane de Paula, Roberto de Almeida e Odecir Leotti.

O atendimento para visitação é feito às quartas e quintas-feiras, das 18h às 21h. Também é possível fazer agendamentos pelo telefone 65 99272 0314. A Galeria 705 fica ao lado do espaço cultural A Casa do Centro, na Praça da Mandioca, na capital.

Além da exposição, o projeto Pantanal +10 prevê o lançamento de livro e documentário sobre o tema, no mês de novembro, quando se celebra o Dia do Pantanal. A iniciativa conta com o patrocínio da Secel, por meio de emenda parlamentar do deputado Lúdio Cabral, e apoio do Ministério Público de Mato Grosso.

Leia Também:  "Governo de MT preparou o cenário e Estado já colhe frutos da industrialização", avalia secretário

De acordo com José Medeiros, para além de belas paisagens, o projeto acompanha os impactos ambientais e os reflexos da crise climática no Pantanal. “É um projeto que traz reflexões sobre a urgência na aplicação de ações sustentáveis, políticas públicas e de incentivo à conservação e preservação dos recursos naturais que garantam nossa sobrevivência. O objetivo central é sensibilizar a sociedade quanto aos impactos da ação humana sobre o planeta”, explica o fotógrafo.

Serviço
Exposição Pantanal +10
Período: Até 30 de junho
Atendimento: quartas e quintas-feiras, das 18h às 21h
Telefone para agendamento: 65 99272 0314
Endereço: Galeria 705, rua Governador Rondon, 705, Centro Norte – Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Seduc publica edital para inscrição de alfabetizadores do Programa Mais MT Muxirum

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA