Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

“É muito gratificante ver o empenho do Governo e da primeira-dama na defesa das mulheres”, afirma beneficiada com Expedição

Publicados

MATO GROSSO

Moradora do Distrito Ranchão, em Nova Mutum (292 km de Cuiabá), Aline Dias destacou as ações do Governo de Mato Grosso em defesa das mulheres, durante a Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, que leva atendimentos itinerantes com a van do Programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

“Nunca tinha visto uma ação como essa aqui no Ranchão e é muito gratificante ver o empenho do Governo de Mato Grosso e da primeira-dama Virginia Mendes na defesa das mulheres. A gente vê tantas vidas sendo perdidas e vejo que esta ação pode combater a violência doméstica. Eu trouxe minhas duas filhas para acompanhar a ação e aprender sobre os seus direitos, além de receber as orientações de como identificar um relacionamento abusivo”, afirmou.

O Distrito Ranchão foi a segunda comunidade a receber os atendimentos itinerantes realizados por servidoras da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Adjunta de Programa, Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf).

No total, a van visitará as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), oferecendo capacitações às equipes da rede socioassistencial.

Miranir de Oliveira, superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres da Setasc, destacou a importância de levar a van do Programa SER Família Mulher às comunidades rurais durante a Expedição.

“Trouxemos a van, que é um instrumento de interiorização do Programa SER Família Mulher, com atendimento individualizado para as mulheres da região, porque sabemos da dificuldade que é chegar até a cidade, já que lá os serviços são facilmente acessados. E é por isso que a Setasc, através da superintendência, juntamente com a prefeitura de Nova Mutum e outros parceiros unimos forças para trazer a van, facilitando o acesso à informação para as mulheres da comunidade”, pontuou.

Leia Também:  CGE publica resultado do seletivo para analista de tecnologia da informação

A secretária de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso, Grasi Bugalho, afirmou que o principal objetivo da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas é enfrentar a violência doméstica contra mulheres no estado de Mato Grosso, unindo diversas instituições com a sociedade civil.

“A Expedição é a união de esforços de várias instituições e ela está sendo coordenada pela Setasc junto com a SESP, trazendo justamente às 15 regiões integradas de Segurança Pública, a capacitação para os servidores que irão trabalhar com essa temática, ou seja, no atendimento das mulheres vítimas de violência”, explicou.

Além da capacitação, há também a discussão sobre os Direitos das Mulheres e a necessidade dos municípios se organizarem para implementar políticas públicas de defesa da mulher.

“Porque as pessoas vivem nos municípios, é no município que a violência acontece e são as pessoas que estão no município que têm que influenciar como esta política pública de defesa da mulher será realizada. Isso a gente só faz discutindo com os poderes, com a população e o município”, ressaltou.
A agente comunitária de saúde de Nova Mutum Rosangela Aparecida Cardoso destacou que participar da Expedição auxiliará em sua rotina de trabalho ao realizar visitas domiciliares.

“A violência doméstica ainda é um tabu e uma ação como esta irá ajudar não só o meu trabalho, mas dos meus colegas também, já que nos deparamos com alguns casos. Algumas aceitam ajuda, outras não, e eu creio que esse projeto vem para nos ajudar a diminuir casos de violência e consequentemente, o feminicídio. Mostrar para essas mulheres que elas têm políticas públicas, como o cartão do SER Família Mulher, que auxilia na sua independência financeira do abusador. A primeira-dama Virginia Mendes está de parabéns por esse programa, porque ele salva vidas”, completou.

Leia Também:  VÍDEO: Hospital São Benedito será usado para cirurgias cardíacas, urológicas e de otorrino

A Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas foi realizada entre os dias 25 a 27 de junho, em Nova Mutum. O objetivo da ação é fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres nos municípios do estado.

A expectativa sobre o projeto é que seja realizado nas 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), tendo um município como sede em cada região, percorrendo, assim, 15 municípios, com participação dos demais que integram a região.

As capacitações ofertadas para as equipes da rede socioassistencial, do município sede, durante a expedição, terão a participação das equipes socioassistenciais dos municípios que abrangem a RISP.

Para a secretária de Assistência Social de Santa Rita do Trivelato (343 km de Cuiabá), Adriana Nogarolli, a Expedição SER Família Mulher auxiliará no fortalecimento dos serviços de defesa das mulheres existentes no município.

“Mesmo tendo serviços voltados contra a violência contra as mulheres, há lacunas que precisam ser fechadas para que tenhamos maior alcance às mulheres vítimas de violência. O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, estão de parabéns pelo trabalho e políticas públicas voltadas às mulheres mato-grossenses, com SER FamíliaMulher”, disse Adriana.

A Expedição conta com o apoio e parcerias das Prefeituras Municipais, Associação Mato-grossense dos Municípios, Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Militar (PM MT), Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Justiça de MT (TJMT), Ministério Público de MT (MPMT), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e outras entidades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Cuiabá recebe simpósio para discutir custos de produção, inovação e sanidade na suinocultura

Publicados

em

Em um momento em que a suinocultura brasileira enfrenta desafios relacionados aos custos de produção, à competitividade e à necessidade crescente de adoção de novas tecnologias, Cuiabá sediará, no próximo dia 10 de julho, o 5º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso. Promovido pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), o evento reunirá pesquisadores, produtores, técnicos e representantes de instituições estratégicas para discutir os principais temas que impactam a atividade.

A programação acontece no Auditório do Edifício Cloves Vettorato, das 13h30 às 18h, e contará com a participação de especialistas da Embrapa Suínos e Aves, do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e do AgriHub.

Entre os destaques está a discussão sobre os custos de produção da atividade, considerada uma das principais preocupações dos produtores diante das oscilações do mercado de grãos, principal componente da alimentação animal. O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Franco Muller Martins, e o superintendente do sistema Famato-Imea, Cleiton Gauer, apresentarão análises sobre o cenário de 2026 e as perspectivas para 2027.

A inovação também terá espaço de destaque no simpósio. O pesquisador Paulo Armando, da Embrapa, apresentará tecnologias voltadas à automação, inteligência artificial e melhoria da ambiência nas granjas, ferramentas que vêm ganhando importância na busca por maior eficiência produtiva e redução de custos operacionais.

Leia Também:  VÍDEO: Hospital São Benedito será usado para cirurgias cardíacas, urológicas e de otorrino

Outro momento aguardado será o lançamento do relatório “Sementes da Inovação – Edição Suinocultura”, elaborado pelo AgriHub. O estudo apresenta um diagnóstico da cadeia produtiva em Mato Grosso, construído a partir da escuta de produtores e do levantamento dos principais gargalos enfrentados pelo setor.

O documento reúne informações sobre demandas prioritárias, oportunidades de inovação e soluções tecnológicas capazes de aumentar a produtividade e a sustentabilidade das granjas mato-grossenses.

A programação também abordará um dos pilares da competitividade da suinocultura brasileira: a biosseguridade. Especialistas da Embrapa apresentarão ferramentas de diagnóstico sanitário e estratégias de planejamento produtivo voltadas à prevenção de doenças e à melhoria dos índices zootécnicos.

Para o presidente da Acrismat, Frederico Tannure Filho, o simpósio chega em um momento importante para o setor, que busca manter sua trajetória de crescimento mesmo diante de um ambiente econômico desafiador.

“Mato Grosso tem ampliado sua relevância na produção de proteína animal e a suinocultura acompanha esse movimento. Precisamos discutir tecnologia, eficiência, custos e sanidade para que o produtor continue competitivo e preparado para atender um mercado cada vez mais exigente. O simpósio será uma oportunidade para reunir conhecimento, inovação e troca de experiências entre todos os elos da cadeia”, afirma.

Leia Também:  PGE cria canal de comunicação com o Judiciário para atender demandas relacionadas ao Detran

A suinocultura mato-grossense encerrou 2025 com resultados positivos, impulsionada pelo crescimento das exportações brasileiras de carne suína e pela ampliação dos mercados compradores. Ao mesmo tempo, o setor acompanha com atenção fatores como os custos de alimentação animal, o comportamento do mercado internacional e as exigências sanitárias cada vez mais rigorosas.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla.

 

Serviço: 5º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso

📍 Auditório do Edifício Cloves Vettorato – Cuiabá (MT)

📅 10 de julho de 2026

⏰ 13h30 às 18h

🎟️ Inscrições gratuitas:

https://www.sympla.com.br/evento/5-simposio-da-suinocultura-de-mato-grosso/3468523

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA