Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Cursos para bibliotecas públicas de Mato Grosso estão com inscrições abertas

Publicados

MATO GROSSO

Estão abertas as inscrições para cursos voltados à gestão de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Mato Grosso. As qualificações são realizadas por meio de parcerias com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“O objetivo é qualificar os agentes de bibliotecas públicas que atuam diretamente no atendimento aos usuários leitores desses espaços, bem como ampliar a noção básica de legislações que regem as instruções das bibliotecas públicas. Com conhecimento, podemos juntos fortalecer a atuação de bibliotecas públicas por todo o Estado”, explica o coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Carlos Alberto Santos.

Curso sobre a plataforma Metabooks

Com duas horas de duração e gratuita, a capacitação visa ensinar como usar a plataforma Metabooks, uma ferramenta voltada para o gerenciamento dos metadados de títulos editoriais. Para os profissionais da região Centro-Oeste, o curso acontece entre os dias 16 e 18 de julho. Inscrições pelo link aqui.

O licenciamento da plataforma Metabooks também é gratuito graças ao acordo de Cooperação Técnica entre o provedor da ferramenta e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Dentre os benefícios da plataforma estão dados atualizados que são gerados diretamente pelas editoras e informações complementares que podem ser úteis para o funcionamento das bibliotecas, como trechos, ensaios e resenhas de livros.

Leia Também:  Equipamentos entregues pelo Governo de MT beneficiam 95 produtoras familiares e reforçam autonomia financeira

As oficinas vão abranger todas as regiões do país e, em Mato Grosso, conta com a parceria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Curso de Gestão de Bibliotecas Públicas e Comunitárias

A atividade formativa tem como objetivo promover a qualificação de profissionais e voluntários sobre as diretrizes e ações no trabalho em bibliotecas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 de julho pelo link aqui.

Promovido pelo Instituto Saberes, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e Secel-MT, o curso será realizado entre os dias 5 de agosto a 17 de outubro deste ano, no formato online, totalizando uma carga horária de 39 horas.

O cronograma de aulas inclui o papel das bibliotecas públicas como ferramenta de transformação social, gestão do acervo, processamento de registros de entrada, classificação e catalogação, noções de preservação, conservação e restauração de livros, dentre outros temas.

São ofertadas 250 vagas, para o público formado por gestores de cultura, bibliotecários, técnicos, voluntários, professores e demais profissionais que atuam nas bibliotecas públicas, escolares e comunitárias. Também podem participar pessoas que atuam no segmento do livro, leitura, literatura e bibliotecas em Mato Grosso.

Leia Também:  Polícia Militar prende dois homens e recupera carro roubado em Cuiabá

Serviço
Curso Metabooks
Data: 16 ou 18 de julho
Link de inscrição: aqui

Curso de Gestão de Bibliotecas
Data: 5 de agosto a 17 de outubro
Prazo para inscrição: 26 de julho
Link de Inscrição: aqui
Link do regulamento: aqui

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  VÍDEO: Confira as atrações nacionais deste fim de semana no Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA